O vereador de São Paulo, Thammy Miranda (PSD), esteve na Câmara Municipal de Franca na sexta-feira, 26 de setembro, onde foi recebido pelo presidente da Casa, Daniel Bassi (PSD).
A visita teve como objetivo conhecer as dependências do Legislativo e ampliar o diálogo sobre políticas públicas voltadas à prevenção e ao cuidado com o diabetes.
Defensor da causa, Thammy explicou que se considera um “diabético tipo 3” – termo utilizado por quem convive e cuida de pessoas com a doença.
Em São Paulo, teve aprovado recentemente um projeto de lei que garante a distribuição de sensores de glicemia para crianças de 2 a 12 anos cadastradas no CadÚnico.
“Esta visita visa trazer as vivências de São Paulo. Temos projetos em comum com a Câmara de Franca e este é só o começo desta parceria”, afirmou.
O presidente Daniel Bassi avaliou a presença do parlamentar como um momento importante de troca de experiências.
‘’Thammy Miranda é um representante público que tem visibilidade nacional, e esta parceria vem para agregar à nossa missão no Legislativo”, destacou.
Além da visita ao Legislativo, Thammy Miranda também participou do podcast “Diabetes sem medidas” programa idealizado por Leandro Araujo e Riad Salloun Filho que visa conscientizar e informar a população sobre a prevenção e tratamento do diabetes, e ainda conheceu as obras do Hospital Estadual de Franca.
“O diagnóstico do diabetes é muito difícil. Por isso estamos lutando para que os pacientes tenham voz e poder”, ressaltou.
A Câmara de Franca também tem dado destaque ao tema. Recentemente, vereadores realizaram uma visita técnica à Casa do Diabético para ouvir as demandas da instituição.
Na terça-feira (23), foi aprovado o projeto que cria o Programa Municipal de Atenção a Pessoas com Diabetes, de autoria do vereador Walker Bombeiro da Libras (PL).
Outra proposta em tramitação institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Diabetes.