A Câmara Municipal de Franca aprovou uma Moção de Aplausos 169/2025 em reconhecimento aos atletas e à equipe técnica do Sesi Franca sub-22, que conquistaram o terceiro lugar na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), principal competição de base do basquete brasileiro, promovida pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
A homenagem, proposta pela vereadora Lindsay Cardoso (PP), destaca o desempenho e a dedicação do grupo, que representou o nome de Franca em uma disputa acirrada, realizada entre junho e setembro deste ano.
A equipe francana chegou à semifinal do torneio, sendo eliminada pelo Pinheiros — que acabou se sagrando campeão da edição 2025.
Além da conquista esportiva, a moção ressalta o trabalho de formação de atletas desenvolvido pelo projeto do Sesi Franca, que tem como foco o preparo de jovens talentos para o futuro do basquete profissional.
“O objetivo da equipe é formar atletas a médio e longo prazo, e muitos desses jovens já estão em Franca há mais de três anos, dedicando-se intensamente ao esporte”, descreve o documento.

Foram homenageados os jogadores Vitor Hugo Farias Cardoso, Luís Eduardo Lazarini Colinski, David Ferreira Chaves, Murilo Felizatti Nunes, Pedro do Couto Rosa Cintra, Hugo Antunes Nicolini, Lucas Vasconcelos Pires, Gabriel Antônio Manzoli Ribeiro, Vinícius Eduardo dos Santos, João Paulo de Almeida, João Paulo Machini Costa, Thaylor Gabriel dos Santos Fagundes e Paulo Henrique Barbosa Júnior.
A equipe técnica também foi reconhecida pelo empenho e liderança: José Aníbal Arantes Limonta Silva (técnico), Nilton César Gonçalves (assistente técnico), Rafael Ignácio Magalhães Dias (preparador físico), Tarcísio Silva Coelho (fisioterapeuta), Rodrigo Lourenço Salomão (psicólogo) e Laís Prado (nutricionista).
Como parte da homenagem, foram entregues 19 placas de Honra ao Mérito para atletas e profissionais da comissão técnica, durante sessão ordinária no Plenário da Câmara.
Homenageado
O técnico José Aníbal Arantes Limonta agradeceu aos vereadores pelo reconhecimento e enfatizou a importância do apoio e do desenvolvimento das categorias de base.

“É importante esse reconhecimento. No país em que vivemos, sabemos que muitas vezes só o campeão é lembrado, mas quem vive o esporte sabe o quanto é difícil conquistar um terceiro lugar em nível Brasil”, afirmou o técnico.
Ele também enalteceu a estrutura oferecida pelo Sesi, que garante condições para a formação de atletas em alto nível. “Tudo isso é graças ao trabalho desenvolvido pela unidade de planejamento, desde o técnico Helinho até o técnico do sub-12. A gente vem construindo isso com os atletas, com toda a comissão — nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo — é um trabalho feito por todos”, destacou.
“Hoje somos referência não só no Brasil, mas também na América Latina, pelo Centro de Treinamento que temos e pela estrutura que o Sesi nos proporciona para trabalhar. Com isso, conseguimos conquistar resultados expressivos”, concluiu.
Veja as fotos - CLIQUE AQUI