Na 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada nesta terça-feira (09), a Tribuna Livre foi ocupada por Fernanda Cristina Ananias da Silva, síndica de três condomínios e representante do bairro Parque dos Pássaros.
Ela apresentou um abaixo-assinado com demandas dos moradores e relatou questões críticas da região, destacando a necessidade de infraestrutura básica e segurança viária.
Fernanda mencionou os riscos de acidentes na Avenida Segundo Guaraldo e pediu a implantação de uma rotatória no local. Também solicitou lombofaixas na mesma avenida, ressaltando o fluxo de crianças em direção às escolas.
Ela chamou atenção para a presença de pessoas em situação de rua, a necessidade de ampliação das linhas de ônibus, devido ao crescimento populacional, e criticou a ausência do bairro no mapa oficial da cidade, condição que inviabiliza solicitações de serviços de limpeza.
Segundo a síndica: “Condomínio já tem um ano de moradia e já tem uns dois, três anos que está sendo implantado. Então, o município tem consciência da existência do Parque dos Pássaros. As melhorias são extremamente necessárias.”
Fernanda também destacou a insuficiência da iluminação pública, apontando que a oscilação constante na rede elétrica chegou a causar danos a eletrodomésticos, como uma geladeira queimada de uma moradora.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) reforçou a importância de planejamento urbano: “Antes de tudo, tem que ter as políticas públicas adequadas, para depois fazer a ocupação do conjunto. É um planejamento que precisa ser feito para evitar danos. Vai esperar acontecer uma tragédia para depois tomar providência?”
Fernanda concluiu seu pronunciamento com um apelo: “Infelizmente, o que passou nós não conseguimos modificar, então é necessária uma atitude agora, e as pessoas que estão morando lá no bairro tenham um mínimo de infraestrutura necessária para elas viverem as suas vidas.”
O vereador Marcelo Tidy (MDB) informou que, após reunião com a CPFL, o problema de iluminação deve ser resolvido em 15 a 30 dias. Ele também criticou a ausência do bairro no mapa oficial e anunciou que cobrará a empresa responsável pela limpeza. Tidy propôs ainda:
“Nós podemos fazer uma denúncia junto ao Ministério Público para acompanhar e ter laudo, porque o Parque dos Pássaros foi feito pelo programa Minha Casa Minha Vida, e o governo federal e a prefeitura têm responsabilidades distintas. Convido os colegas a visitarem a região e me coloco à disposição para colaborar.”
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), morador da região, destacou que lombofaixas deveriam ter sido instaladas previamente, considerando o intenso fluxo de veículos e o número de acidentes registrados. Ele se colocou à disposição, junto a outros vereadores, para apoiar os moradores.