Na sessão ordinária desta terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Franca recebeu em sua Tribuna Livre o munícipe Charles Gabriel Silva Adolph, que apresentou aos vereadores e ao público os detalhes e a atuação do Programa Social Help.
Trata-se de um projeto voluntário guiado pelo lema “não te julgo, te ajudo”, dedicado a prestar apoio emocional e cuidados com a saúde mental.
Durante sua explanação, Charles exibiu um vídeo com dados alarmantes sobre suicídio, destacando a ocorrência de 800 mil casos por ano no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, além de abordar problemas como a depressão.
Ele explicou que o projeto nasceu pensando em ajudar e já conta com uma rede de mais de 5 mil voluntários atuando no Brasil.
Em seus trabalhos, a iniciativa já atendeu mais de 250 mil jovens que superaram a depressão e outros problemas de saúde mental, e mais de 5 mil escolas já foram envolvidas em suas ações. Um dos marcos do programa é o “Mega Help”, um evento anual focado na celebração da vida.
“É um trabalho totalmente voluntário que visa ajudar o ser humano em sua integridade e saúde, principalmente mental e emocional. É um trabalho totalmente voluntário, feito por voluntários, pessoas capacitadas, psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e também pessoas comuns, que venceram, superaram a depressão”, afirmou o representante.
Ele reforçou que o projeto não possui viés político, ideológico ou religioso, mantendo o foco exclusivo no acolhimento.
Ilustrando a importância da escuta, Charles destacou que “uma palavra, como a gente diz, salva vidas”.
Os voluntários, segundo ele, dedicam-se a ouvir as pessoas, buscando oferecer um porto seguro. Ele também detalhou alguns dos sinais da depressão, como o afastamento do convívio social, a perda de interesse e motivação nas atividades diárias e mudanças abruptas de hábitos. Aproveitando o contexto, falou sobre a campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.
O vereador Marcelo Tidy (MDB) enalteceu a iniciativa em seu pronunciamento. “Quando vocês saem de casa, vão as ruas e acolhe aquela pessoa que não esperava encontrar alguém disposto a ouvi-la e com tantos problemas que esta pessoa tem, então vocês fazem isso com muita magnitude”, declarou, reconhecendo a grandiosidade do trabalho desenvolvido nas ruas.
A vereadora Andrea Silva (REP) também se dirigiu ao palestrante, parabenizando a equipe do projeto pelo serviço prestado.
“Essa Casa de Leis está sempre de portas abertas para receber vocês e mostrar o trabalho que o Help faz para a comunidade francana”, afirmou, reiterando o apoio do Legislativo à causa e à divulgação das ações do grupo no município.