O vereador Marcelo Tidy (MDB) utilizou a tribuna da 37ª Sessão Ordinária para relatar sua visita, realizada na segunda-feira (15), ao Centro TEA Paulista, uma iniciativa do governo de Tarcísio Gomes de Freitas e do secretário Marcos da Costa, onde acompanhou de perto o trabalho realizado.
Centro TEA
O Centro de Referência e Apoio para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Centro TEA Paulista) é uma iniciativa inédita do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
Criado a partir do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (PEIPTEA), instituído pelo Decreto nº 67.634/2023, o equipamento busca articular, qualificar e ampliar o atendimento às pessoas com TEA em todo o estado.
O Centro oferece uma abordagem multidisciplinar, intersetorial e humanizada, reunindo serviços especializados, formação continuada, orientação técnica, acesso a benefícios e encaminhamentos a redes de apoio.
Tidy destacou que os atendimentos no Centro contam com profissionais jurídicos, psicológicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros especialistas. Ele agradeceu aos colegas vereadores que participaram de projetos relacionados e reforçou a importância da articulação direta com o governador e o secretário estadual.
“Quantas vezes o vereador Donizete da Farmácia, juntamente com o Zezinho Cabeleireiro, a vereadora Andréia, nós fomos juntos. O vereador Kaká, a gente está cobrando. E se a gente não cobrar, eles esquecem da gente”, afirmou Tidy.
O parlamentar ressaltou também que levantou os dados e documentos necessários para o projeto e enfatizou o potencial de Franca, que pode ser a primeira cidade do Estado a receber o Centro.
Para exemplificar a importância da união entre os vereadores, Tidy lembrou a execução, em 2022, de um projeto que resultou na construção do Centro de Convivência do Idoso, com moradias destinadas a pessoas idosas.
Investimentos saúde
Ele ainda parabenizou outros projetos em andamento, como a Policlínica, o Instituto Federal e a Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto, que trazem benefícios à cidade e foram fruto da união de colegas parlamentares.
“O meu partido se chama Franca, cidade das três colinas, uma das melhores cidades do Brasil para se viver. E é em defesa desta cidade, que é maravilhosa, que eu saio todos os dias da minha casa apontando o que precisa ser feito”, afirmou.
“Quando a gente trabalha com propósito em defender a nossa cidade, a gente se torna muito forte”, completou.
R$ 11 milhões para investimentos
Por fim, Tidy mencionou os R$ 11 milhões destinados no orçamento 2024/2025 por emenda impositiva, que possibilitaram a realização de ações como o maior programa em defesa dos autistas da cidade, no Hospital Alan Kardec, além de programas como o Asfalto Novo, que atende diversos bairros.
O parlamentar encerrou sua fala lembrando que acompanha as indicações no Diário Oficial para fiscalizar as próximas obras locais.