Durante a 35ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (2), o vereador Marcelo Tidy (MDB) utilizou a Tribuna para denunciar a grave situação da saúde pública em Franca.
Ele destacou a falta de leitos hospitalares, o aumento expressivo de pacientes aguardando internação e as constantes falhas em sistemas informatizados que dificultam o atendimento.
Falta de leitos e demora nas internações
De acordo com Tidy, mais de 60 pessoas aguardam atualmente por um leito hospitalar, com esperas que chegam a sete ou oito dias ”É uma operação de guerra que temos nesse momento. A população não pode esperar” alertou.
Quedas de sistema
O parlamentar criticou a instabilidade dos sistemas utilizados na rede de saúde, que prejudicam pacientes e servidores.
“Seja nas unidades de saúde, nas UPAs ou no NGA, isso é inaceitável. Nos tempos em que vivemos hoje, os profissionais ficam mais vulneráveis” afirmou.
Tidy cobrou do prefeito Alexandre Ferreira alternativas tecnológicas. “Não pode ficar refém apenas de uma empresa. Tem que ter um plano “B” ressaltou.
Ele sugeriu a adoção de sistemas mais modernos, capazes de oferecer mais segurança e eficiência ao atendimento.
Falha na regulação
O vereador relatou ainda o caso de um munícipe que recebeu mensagem de liberação de vaga hospitalar para um familiar, mas, ao chegar ao local, descobriu que a vaga não existia. O erro foi atribuído a falhas no sistema de regulação.
“Embora a regulação de leitos seja responsabilidade do Governo do Estado, o município também falha na manutenção e na operacionalização do sistema. Isso afeta diretamente a população e expõe os profissionais da saúde, já sobrecarregados, a situações de vulnerabilidade e desgaste” criticou.
Reconhecimento e cooperação
Tidy reconheceu os esforços em andamento, como a construção do novo hospital municipal, mas reforçou a necessidade de medidas emergenciais para enfrentar a crise. “Não podemos esperar apenas por obras futuras. O problema é agora” enfatizou.
Ao encerrar, agradeceu aos vereadores Andréa Silva (Republicanos), Zezinho Cabeleireiro (PSD) e Leandro “O Patriota” (PL) pelo trabalho conjunto na reivindicação de reformas em escolas municipais e destacou a importância do diálogo e da cooperação entre parlamentares em pautas que afetam diretamente a vida da população.
Veja como foi - CLIQUE AQUI