Na manhã de quarta-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal de Franca, aconteceu o Encontro Regional de Políticas sobre Drogas. O evento contou com a participação de representantes de várias cidades da região, e dos Conselhos da Saúde, Assistência Social, Educação e Conselho Tutelares.
A palestra teve como foco principal debater sobre políticas públicas de combate às drogas, o assistencialismo para as famílias dos dependentes químicos e a ressocialização dos dependentes.
A construção do Espaço Prevenir em Franca foi um tema abordado. O serviço será dedicado aos familiares de dependentes químicos e àqueles que concluíram ou estão em fase final de tratamento. Com uma equipe multidisciplinar, a iniciativa prioriza a prevenção de recaídas, a reintegração social e profissional e o fortalecimento de vínculos familiares.
Eliana Borges, Diretora Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo, destacou que o espaço será voltado ao acolhimento e contará com atendimento especializado também para filhos de dependentes químicos, com foco na prevenção ao uso de drogas.
“Primeiramente é um serviço para cuidar dos familiares, depois do processo de recuperação dos que estão em tratamento e dos que já concluíram, mas que precisam de apoio para não ter recaídas. Será um serviço em conjunto com a UNIFESP de São Paulo", comenta a Diretora, que ainda reforçou que o programa tem caráter de acolhimento, e nao de tratamento.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) esteve presente durante a palestra e parabenizou o Governo Estadual por esse programa e por trazer à Franca. “Importante a participação do Governo do Estado, o combate às drogas é um tema relevante, e o Estado precisa prestar um serviço adequado para tentar prevenir e diminuir o uso de drogas. Esse novo serviço que está vindo para Franca é importantíssimo”, comenta o vereador.
Os vereadores Zezinho Cabeleireiro (PSD), Walker Bombeiro da Libras (PL) e Marcelo Tidy (MDB) também prestigiaram o evento.