Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23, a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Franca foi utilizada pelo munícipe Riad Salloum Filho, que abordou a temática da diabetes e seus impactos na saúde pública.
Em sua fala, Riad apresentou números preocupantes que revelam a dimensão do problema: cerca de 20 milhões de pessoas diagnosticadas no Brasil, 32 milhões de casos subnotificados e aproximadamente 20 mil francanos convivendo com a doença.
Classificando a diabetes como uma verdadeira pandemia, ele alertou para os riscos que podem levar à morte de forma direta ou silenciosa.
“Diabetes pode sim matar. Uma hiperglicemia, que é a diabete alta e descontrolada, ela não te mata de primeira. Ela vem te matando aos poucos. Porém uma hipoglicemia, que é a falta de açúcar no sangue, sim, ela te mata, imediatamente”, destacou.
O convidado também sugeriu a criação, pela Câmara, de uma semana específica para debates e ações de conscientização. Ele enfatizou que investir em prevenção é mais eficaz e menos oneroso do que lidar com as complicações da doença.
“Prevenção salva muita coisa no diabético. Ela é mais barata, ela é mais eficaz e não deixa de jeito nenhum acontecer coisas piores que a diabetes pode trazer”. Para ele, o objetivo maior é salvar vidas e evitar consequências graves: “É uma doença que afeta todos os órgãos”, frisou.
Vereadores
A proposta foi bem recebida pelos vereadores. Gilson Pelizaro (PT) reforçou a importância da iniciativa e a necessidade de fortalecer políticas públicas de prevenção: “A ideia de fazer uma semana para debater o tema e sempre trazer as informações necessárias é extremamente viável, oportuno”. Ele ainda recordou a visita dos parlamentares à Casa do Diabético, apontando a urgência de ampliar os serviços prestados pela instituição.
Marcelo Tidy (MDB) também se manifestou, destacando a relevância de oferecer suporte profissional à população para melhorar a qualidade de vida: “A prática de exercícios contribui muito para o bem-estar das pessoas”, afirmou, defendendo a presença de nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos no atendimento preventivo.
Encerrando as manifestações, o vereador Daniel Bassi (PSD) parabenizou Riad pela iniciativa e reforçou a importância da disseminação de informações sobre a doença: “Quando se trata de diabetes a informação ela não é importante, ela é fundamental. Qualquer informação que você passa, que chega para a pessoa que não teve acesso, você pode salvar a vida daquela pessoa”.