Na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, a Câmara Municipal de Franca realizou uma sessão solene marcada pela emoção e pelo reconhecimento. O evento marcou a abertura da Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa de 2025 e a entrega do Prêmio Valores da Maturidade.
A cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais oficiais da Casa, destacou a importância de zelar pelos mais velhos e valorizou o trabalho das entidades dedicadas ao acolhimento da população idosa.
Compuseram a mesa de honra o presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi (PSD), a primeira-dama e presidente do Fussol, Cynthia Dias Milhim Ferreira, o presidente e a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, José dos Reis Marcelino Silva e Gabriela Cristina Carneiro Vilione, além dos homenageados Lourdes Aparecida de Figueiredo e Antônio Lúcio da Silva. Também estiveram presentes os vereadores Walker Bombeiro da Libras (PL) e Zezinho Cabeleireiro (PSD).
Ao presidir os trabalhos, o vereador Daniel Bassi ressaltou a importância do acolhimento e respeito aos idosos:
“É uma honra pra mim estar presidindo o prêmio, é um reconhecimento fundamental para aqueles que pavimentaram o caminho para estarmos aqui hoje. Muitas das vezes esquecemos quem construiu todo esse caminho. Parabenizo todo o trabalho que vocês fazem em prol dos idosos daqui de Franca.”
O parlamentar destacou ainda a construção de mais um Centro Dia na cidade: “Isso é motivo de muita alegria, tanto para o Executivo como para o Legislativo. Afinal de contas, nós estamos atingindo a ponta e colocando políticas públicas eficientes e eficazes para o uso da nossa população.”
A primeira-dama e presidente do Fussol, Cynthia Dias Milhim Ferreira, também fez uso da tribuna para enfatizar o papel das entidades que atendem idosos em Franca e como o município tem se tornado referência no Estado:
“Essa idade que muitos estão chegando e outros já estão é a melhor idade, mas pra isso nós temos que ter saúde, vontade, disposição, pra gente viver tudo aquilo que talvez por conta da correria da rotina não pudemos viver. Por isso destaco que o município de Franca tem feito a sua parte e tem virado referência para o Estado no acolhimento à pessoa idosa.”
A vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), Gabriela Cristina Carneiro Vilione, também levou sua mensagem de valorização e afeto:
“A velhice não é apenas um processo biológico e cronológico, mas também uma construção social [...]. É lindo ver que a jornada de cada um aqui presente mudou gerações, deixou heranças transcendentais. As pessoas idosas são colecionadoras: colecionam sonhos, tempo, experiências. Então, meus queridos colecionadores de tempo, vamos usufruir desse tempo com toda sabedoria que ele mesmo nos dá.”
Em seguida, foram entregues os diplomas do Prêmio Valores da Maturidade aos idosos Lourdes Aparecida de Figueiredo e Antônio Lúcio da Silva, que agradeceram a homenagem e destacaram a alegria de viver com dignidade e com o apoio dos centros de acolhimento.
Encerrando a solenidade, a Orquestra de Cordas do Citi Lions Franca emocionou o público com um repertório de músicas de raiz brasileira, interpretadas com coral e orquestra de cordas.