O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) usou a Tribuna na manhã desta terça-feira (12), durante a 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, para abordar temas relevantes para a cidade de Franca.
EMDEF
Em primeiro lugar, ele comentou sobre o Projeto de Lei Complementar nº 18/2025, de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que propõe a incorporação da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) à estrutura da Administração Direta do Município. A iniciativa tem como objetivo otimizar a gestão pública e aumentar a eficiência dos serviços prestados à população.
De acordo com a justificativa apresentada, a mudança permitirá reorganizar atribuições, integrar servidores e redistribuir competências, alinhando as funções da EMDEF às secretarias municipais. A incorporação visa garantir maior controle e transparência, além de adequar as ações às necessidades da população.
Zezinho relembrou sua trajetória na EMDEF: “Trabalhei na empresa. Desde 2005 quando o ex-prefeito Sidnei Rocha assumiu a EMDEF acumulava R$ 8 milhões em dívidas. Na época, havia 15 bairros para serem asfaltados, e batalhamos durante um ano, criando o Plano Comunitário de Melhoramento de Bairros (PCM)”. Ele acrescentou: “os bairros foram asfaltados, as dívidas quitadas e deixado mais de R$ 6 milhões em caixa”.
O vereador manifestou tristeza com a proposta de fechamento da EMDEF e preocupação com o futuro dos servidores. “Fico preocupado com o destino dos funcionários. Muitos foram aprovados em concurso para trabalhar na EMDEF, e a possível transferência para outras secretarias, como a Secretaria de Obras, pode causar problemas, pois o espaço é pequeno”, afirmou. “É uma tristeza, pois a EMDEF poderia continuar atuando no recapeamento da cidade”, completou.
UBS e escola
Zezinho também destacou a necessidade de investimentos em saúde e educação para a região do Residencial Zanetti. Ele citou os pedidos protocolados para a construção de uma escola e de uma unidade básica de saúde no bairro. “É um bairro grande e carente de melhorias. Protocolamos a solicitação de uma escola no FDE, e a construção da creche já está em andamento, o que vai beneficiar muito as crianças”, afirmou.
Problemas saúde
Sobre a área da saúde, o vereador chamou atenção para a falta de rádios comunicadores para as equipes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). “Soube que eles estão usando os próprios celulares para comunicação, o que não é adequado”, alertou.
Para finalizar, Zezinho enalteceu o trabalho dos vereadores na busca por recursos para obras importantes na cidade, como o novo Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) e as novas unidades básicas de saúde no bairro Parati, São Domingos, City Petrópolis entre outros equipamentos públicos.
Veja como foi - CLIQUE AQUI