O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Franca (Sindserv), Samuel Andrade Gomide, utilizou a Tribuna na manhã desta terça-feira (12), durante a 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, para destacar a atuação da entidade e apresentar demandas da categoria.
Apoio aos servidores da EMDEF
Samuel iniciou seu discurso reforçando a responsabilidade de estar à frente do sindicato e colocou-se à disposição dos funcionários da Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca (EMDEF).
A Casa de Leis analisa proposta da Prefeitura que prevê a incorporação da autarquia à estrutura da Administração Direta.
“Estamos à disposição dos servidores para qualquer questão trabalhista na incorporação da autarquia à Prefeitura”, declarou.
Violência contra servidores
O presidente também comentou a agressão sofrida por uma técnica de enfermagem de 25 anos, atacada por uma paciente dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Luiza, na região norte de Franca.
“Atos de violência contra trabalhadores do serviço público estão se tornando comuns. Mais uma vez, atingiu uma amiga servidora que foi brutalmente atacada enquanto prestava atendimento à população”, lamentou.
Segundo ele, o caso repercutiu amplamente. “Esse tapa ecoou entre todos os servidores, na mídia local e nacional, colocando o assunto em pauta.”
Samuel alertou para a necessidade de medidas urgentes de segurança nos espaços públicos e defendeu a valorização profissional.
“Este mês será iniciado o debate das peças orçamentárias e já identificamos que aproximadamente 10% do orçamento pode ser destinado à nossa valorização, tanto salarial quanto estrutural, autorizado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).”
Diálogo e orçamento
Ele destacou a importância do diálogo entre a categoria e os poderes Executivo e Legislativo. “É primordial um olhar mais atento aos trabalhadores, que são peças fundamentais. A valorização não deve ser tratada como pauta de confronto, mas como elemento essencial da política orçamentária e da melhoria contínua dos serviços públicos. Valorizar o serviço público é investir diretamente na qualidade do atendimento à população francana.”
Ao encerrar, sugeriu que o orçamento municipal preveja um plano de readequação dos servidores vinculado ao aumento da arrecadação. “Os parâmetros técnicos ainda precisam ser desenvolvidos, mas já indicamos que essa valorização esteja associada ao crescimento da arrecadação, de forma transparente, sustentável e responsável.”
Apoio dos vereadores
Os vereadores Gilson Pelizaro (PT), Marília Martins (PSOL), Leandro O Patriota (PL), Fransergio Garcia (PL) e Donizete da Farmácia (MDB) parabenizaram a nova gestão do sindicato, ressaltaram a importância da valorização dos servidores e defenderam melhorias na segurança dos prédios públicos, com mais estrutura e efetivo para a Guarda Civil. Também se colocaram à disposição para encaminhar as demandas apresentadas.