Na manhã desta terça-feira (26), durante a 34ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, a munícipe Ana Paula Peixe utilizou a Tribuna para apresentar a nova mesa diretora do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência.
Ana Paula iniciou agradecendo aos parlamentares e cumprimentando o público presente. Ela relembrou a criação do conselho e do Fundo Municipal, instituído pela Lei 5.320/2000, destacando a importância do órgão.
“O conselho tem caráter apartidário, constituindo-se como instância colegiada de temática permanente, de caráter deliberativo, normativo, propositivo e consultivo, vinculando-se à estrutura do órgão gestor da assistência social do município e de composição entre governo e sociedade civil, visando assegurar os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.
Em seguida, apresentou a composição da nova mesa diretora: Ana Paula Peixe de Freitas Bueno (presidente), José Roberto da Silva (vice-presidente), Poliana Oliveira Capato (1ª secretária) e Gisele de Paula e Silva (2ª secretária).
“A mesa vem propor sugestões, parcerias e articulação, fortalecendo os vínculos entre o conselho e a Câmara nas diretrizes de política de atendimento às pessoas com deficiência, definindo prioridades e acompanhando a execução dessa política, sempre respeitando as particularidades das pessoas com deficiência”, disse Ana Paula.
Ela ainda destacou que as parcerias têm como objetivo “promover, incentivar e apoiar atividades e projetos que contribuam para a efetiva participação das pessoas com deficiência na vida comunitária, no mercado de trabalho e na solução de problemas”.
Ana Paula ressaltou também a representação da Pastoral do Menor e da Família da Diocese de Franca, afirmando: “É um orgulho representar essa instituição, de grande relevância nos serviços prestados à comunidade francana, destacando seus valores morais, éticos e a capacitação na formação de agentes pastorais, fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes e pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social”.
Ela ainda mencionou a atuação da pastoral em parceria com a Prefeitura de Franca na gestão de trabalho pedagógico nas escolas municipais, promovendo a acessibilidade de crianças da educação especial.
“Atualmente, cerca de 958 crianças são beneficiadas com o serviço do profissional de apoio pedagógico nas escolas municipais, além de 38 alunos adultos e adolescentes do CESUM e EJA”, destacou, convidando a todos para conhecerem o trabalho desenvolvido.
Sobre a atuação do conselho, Ana Paula reforçou a necessidade de divulgação das atividades: “É notório que muitas pessoas ainda não conhecem o papel e os serviços dos conselheiros, sua atuação. A gestão tem como objetivo dar visibilidade à atuação efetiva do conselho”, finalizou, agradecendo e se colocando à disposição dos parlamentares.
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou o trabalho desenvolvido: “Sabemos que é um trabalho de muito compromisso. Também temos a comissão das pessoas com deficiência e muitos vereadores que participam. É uma causa justa e que devemos trabalhar cada vez mais”.
O vereador Marcelo Tidy (MDB) enfatizou a importância da atuação dos conselheiros e desejou sucesso à nova gestão: “Tenho uma missão e me dedico muito à questão da acessibilidade e da inclusão, especialmente na construção de calçadas e banheiros acessíveis. E não é só a questão física, mas também a inclusão cultural; as pessoas com deficiência devem ser respeitadas”, concluiu.