Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Marcelo Tidy (MDB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca para tratar da situação das pessoas em situação de rua no município.
Moradores em situação de rua
Em sua fala, ressaltou a importância de medidas de acolhimento e políticas públicas, mas se posicionou contra práticas de violência, inclusive contra servidores públicos.
“Falta dinheiro para o esporte, falta dinheiro para a cultura, porque o Orçamento de Franca é baixo e falta muito, mas a gente precisa sim investir”, afirmou o parlamentar, destacando a necessidade de ampliar recursos para setores sociais que possam contribuir com soluções de longo prazo.
Segurança e ação social
Tidy lembrou que a Prefeitura oferece serviços voltados ao atendimento desse público, como a Casa de Passagem, mas fez críticas a comportamentos que, segundo ele, têm gerado transtornos à população. “Agora o que a gente também não pode aceitar é que as pessoas que estão em situação de rua parem na porta de uma loja e façam suas necessidades”, disse, posicionando-se também contra a instalação de barracas em praças públicas.
O vereador reforçou que a liberdade de um cidadão não pode interferir no direito dos demais. “Lugar de criminoso é na cadeia, independente do tamanho do crime que comete. O que a gente não pode aceitar que a liberdade de um tire a liberdade do outro”, afirmou, ao defender que não se pode permitir ameaças e situações de insegurança à comunidade.
Combate ao crime e violência
Ele ainda relacionou o consumo de entorpecentes por parte de pessoas em situação de rua ao aumento de ocorrências de violência, defendendo que o poder público adote medidas mais firmes.
“Eu acho que as pessoas tem que ser bem cuidadas, mas também tem que ter uma ação severa”, concluiu.
Veja como foi - CLIQUE AQUI