Durante a 31ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada nesta terça-feira (5), o presidente do Legislativo, vereador Daniel Bassi (PSD), fez uso da Tribuna para abordar pautas relevantes que envolvem saúde pública, desenvolvimento econômico e valorização do Judiciário.
Denominação hospital
Logo no início de sua fala, Bassi elogiou a iniciativa da deputada estadual Delegada Graciela (PL), autora do projeto que nomeia o Hospital Estadual de Franca como “Dom Diógenes da Silva Matthes”.
O vereador lembrou sua longa atuação em defesa da unidade hospitalar e enfatizou que, desde antes do segundo turno das eleições municipais de 2020, vinha acompanhando as tratativas sobre o hospital, mas que a definição do nome nunca havia sido abordada até então.
Homenagem ‘Dom Diógenes’
Bassi também lembrou a retirada do Requerimento nº 663/2025, que previa a realização de Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Padre”, agendada para o próximo dia 7 de agosto. A data é celebrada oficialmente no município em 4 de agosto, conforme a Lei Municipal nº 7.445/2010.
Segundo o presidente da Casa, a decisão foi tomada para que a homenagem seja planejada com mais antecedência e inclua uma programação especial no próximo ano, quando se completam dez anos do falecimento de Dom Diógenes, bispo diocesano de Franca falecido em 2016.
“Quero deixar meu abraço à deputada pela feliz indicação do nome do Dom Diógenes ao Hospital Estadual de Franca”, declarou.
Homenagem ao Judiciário
Outro destaque foi a Sessão Solene realizada na noite anterior (5), que concedeu a Comenda de Mérito Jurídico a dez personalidades de destaque no cenário jurídico de Franca e região. O evento reuniu representantes das áreas da magistratura, Ministério Público, advocacia, docência universitária e serviços cartoriais.
Foram homenageados:
Dr. Daniel Paulo Radaeli (delegado de Polícia)
Dra. Márcia Christina Teixeira Branco Mendonça (juíza)
Dr. Rubens Alexandre Elias Calixto (juiz)
Dr. Fernando da Fonseca Gajardoni (juiz)
Dr. Décio Antônio Piola (promotor de Justiça)
Dr. Carlos Ernani Constantino (promotor de Justiça)
Dr. Esdras Lovo (acadêmico e dirigente universitário)
Dr. Edson Mendonça Junqueira (advogado)
Dr. Gustavo Saad Diniz (advogado e professor da USP-RP)
Dr. Lincoln Bueno Alves (oficial de cartório)
“Foi uma noite memorável. Nós pudemos ver o quanto o nosso Judiciário é importante, relevante e forte. Um Judiciário que faz diferença e forma juristas para o Brasil e o mundo”, ressaltou Bassi.
Defesa da indústria calçadista
O presidente do Legislativo também comentou a visita do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que esteve recentemente em Franca para encontro com empresários do setor calçadista.
A visita ocorreu por articulação do próprio vereador, que agora busca mobilizar apoio político contra o chamado “tarifaço” dos Estados Unidos — medida que impacta diretamente as exportações de calçados brasileiros.
“Nós trouxemos o governador Romeu Zema e estamos em contato com outros governadores, inclusive o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para que mobilizem suas bases e lutem pela inclusão do calçado na lista de exceção do tarifaço”, explicou Bassi.
Ele alertou para o risco de fechamento de indústrias e perda de postos de trabalho: “Só em três empresas do setor que atuam com exportação, estamos falando de quase 700 empregos que podem ser perdidos”, advertiu. “Nosso objetivo com toda essa movimentação é preservar os empregos e proteger a economia local.”
Encontro com secretário estadual
Por fim, Daniel Bassi convidou os vereadores para participar de reunião com o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Dr. Fábio Pietro, agendada para a próxima segunda-feira (11), no Sindifranca.
A pauta do encontro envolve segurança jurídica, carga tributária e os impactos do mercado internacional sobre o setor industrial da cidade.
“Estamos trazendo mais uma vez representantes do Governo do Estado para ouvir Franca e debater soluções para preservar empregos, gerar segurança aos empresários e garantir estabilidade para os trabalhadores”, finalizou.
Veja como foi - CLIQUE AQUI