A Câmara Municipal de Franca por iniciativa da vereadora Marília Martins (PSOL), aprovou a Moção de Aplausos 95/2025 em reconhecimento ao trabalho realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora da ACIF (CME-ACIF), que completa 20 anos de atividades em 2025.
A honraria destaca o papel da instituição na promoção do empreendedorismo feminino e no fortalecimento da economia local. As entregas dos diplomas foram feitas na manhã desta terça-feira (12) durante a 32ª Sessão Ordinária realizada no Plenário da Casa Leis francana.
O documento presta homenagem especial às ex-coordenadoras do conselho — Luciane Salgado, Maria Camargo, Rosângela Pelizaro, Christina Buranelli, Lívia Gomes, Daniela Tosi e Talita Rossi — pelo compromisso e dedicação ao longo das duas décadas de existência da entidade.
Criado em abril de 2005, o CME-ACIF se consolidou como referência no incentivo à participação das mulheres no mundo dos negócios, oferecendo capacitação, oportunidades de networking e apoio institucional. Entre as ações de destaque está o Fórum da Mulher Empreendedora, que chega à sua 11ª edição, abordando temas como oratória, comunicação e outras habilidades essenciais para o sucesso empresarial.
O conselho mantém encontros quinzenais entre empresárias associadas à ACIF, onde são discutidos desafios e estratégias para o desenvolvimento do setor. A madrinha da instituição, a empresária Luiza Helena Trajano, é apontada como inspiração e exemplo de liderança para todas que buscam empreender.
Homenageados
O presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, agradeceu aos vereadores pela homenagem e, em especial, à autora da Moção, vereadora Marília Martins. Ele ressaltou que, por meio do CME-ACIF, a entidade tem promovido o fortalecimento do empreendedorismo feminino francano.
“Quinzenalmente, dezenas de empresárias locais se reúnem para analisar o cenário em que estão inseridas, propor projetos, trocar experiências, buscar qualificação e, principalmente, apoiarem-se mutuamente. Ao longo dessas duas décadas, muitos desafios foram superados e conquistas alcançadas, com destaque para 2010, quando um grupo do CME-ACIF foi porta-voz das pequenas empresárias na ONU, em Nova Iorque. Ainda naquele ano, surgiu o Fórum da Mulher Empreendedora, que segue ativo e já reuniu mais de cinco mil mulheres em torno de visibilidade, capacitação e valorização nos espaços empresariais francanos”, afirmou.
Ele também destacou a relevância dos dados: “Hoje, Franca é uma cidade majoritariamente feminina — 51,5% da população é composta por mulheres, responsáveis por 55% dos empregos gerados nos últimos anos e por 46% dos MEIs ativos no município. Os números comprovam o que nós, do CME-ACIF, já sabemos há muito tempo: mulheres transformam negócios, famílias, comunidades e empresas.”
A coordenadora-geral do CME-ACIF, Talita Rossi, agradeceu a honraria e enfatizou o caráter coletivo da trajetória do Conselho.
“É uma emoção que transcende a nossa trajetória individual e um reconhecimento coletivo, que abraça cada mulher que fez parte, faz parte e ainda fará parte do Conselho da Mulher Empreendedora da ACIF. Agradeço o apoio da presidência e direção da ACIF, uma parceria constante, que caminha conosco lado a lado’
Ela acrescentou; ‘não poderia deixar de reconhecer minhas companheiras de coordenação, Mislene Cunha e Naiara Costa. Compartilhar a liderança com vocês é motivo de orgulho e aprendizado diário. Somos apenas três, mas sempre caminhamos juntas — e é sobre isso que o CME-ACIF fala: sobre coletividade. Ao longo desses 20 anos, o Conselho foi construído com mãos, mentes e corações femininos unidos para transformar realidades’
‘Cada conselheira deixou sua marca, e cada coordenadora que esteve à frente contribuiu para que essa história fosse escrita com coragem, sensibilidade e propósito. Somos resultado de sementes plantadas e hoje colhemos os frutos que alimentam sonhos”, concluiu.
Vereadores
A vereadora Marília Martins (PSOL) afirmou ser “uma grande alegria” receber, na Câmara Municipal de Franca, o grupo que representa mais de 100 mulheres empreendedoras integrantes do Conselho da Mulher Empreendedora da ACIF (CME-ACIF), durante a Moção de Aplausos concedida na manhã desta terça-feira (12).
“É um reconhecimento, porque, se tem alguém que sabe empreender, são as mulheres. Sempre estão na função de administrar vários setores — a casa, os filhos e, muitas vezes, empresas, inclusive os familiares. Este reconhecimento também vem para incentivar e fortalecer, para que as mulheres da nossa cidade se inspirem nas mulheres deste grupo e passem a sonhar, investir no que amam, em suas carreiras, no que sonham realizar’ disse a parlamentar.
‘Vocês são um grande exemplo para a nossa cidade, e que cada vez as mulheres tenham mais espaço, estrutura e oportunidades. Igualdade de condições para estar no mercado e mostrar o tamanho da capacidade que têm. Muito obrigada pelo trabalho”, declarou a parlamentar.