Durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada na manhã desta terça-feira (22), o vice-presidente da Casa, vereador Walker Bombeiro da Libras (PL), utilizou a Tribuna para tratar de temas sensíveis e recorrentes no cotidiano da população francana, como segurança pública, meio ambiente, vulnerabilidade social e educação.
Segurança e ação social
Walker iniciou sua fala destacando a crescente presença de pessoas em situação de rua, especialmente na região da avenida Flávio Rocha, que abrange os bairros Santa Terezinha e Samel Park, na zona norte da cidade.
O parlamentar solicitou a exibição de uma reportagem da imprensa local sobre o tema e comentou a situação: “O Centro Pop continua no mesmo lugar, na Vila Formosa, mas a população em situação de rua dominou aquela região”, afirmou.
Embora tenha reconhecido a importância das políticas públicas de acolhimento, o vereador também reforçou a necessidade de garantir os direitos da população residente nas áreas afetadas.
“Também luto pelo direito à segurança e dignidade do restante da população. E é isso que os moradores têm pedido: um estudo de impacto de vizinhança, mais segurança, iluminação. O meu pedido foi simples: respeitar o direito de ir e vir e ampliar a Atividade Delegada com câmeras de monitoramento”, completou.
Esporte e lazer abandonados
Walker também denunciou o estado de abandono do CEPEL (Centro de Esporte e Lazer) do bairro Santa Terezinha, que, segundo ele, foi o primeiro implantado, mas encontra-se totalmente deteriorado.
“Não tem uma rede na quadra de vôlei, a pista de skate está tomada por lixo, o campo não dá para jogar futebol, o alambrado está destruído e há cabanas nos campinhos”, criticou.
Propostas ambientais e combate às queimadas
Preocupado com o aumento das queimadas em Franca, especialmente em áreas como Parque São Jorge e Residencial Bom Sucesso, Walker exibiu vídeos que mostram a destruição ambiental e os prejuízos causados à população.
Ele anunciou que está preparando um projeto para criação de uma brigada ambiental. A proposta prevê atuação conjunta do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários capacitados. “Outra sugestão é permitir a Atividade Delegada ao Corpo de Bombeiros, contratar brigadistas e aceitar o apoio de bombeiros voluntários”, explicou.
O vereador sugeriu a formação de cinco equipes compostas por um bombeiro militar, um brigadista civil capacitado e dois voluntários. “Essa prevenção é muito importante. Essa estrutura pode evitar tragédias”, alertou.
Críticas à gestão na educação
Walker também demonstrou preocupação com a condução do processo de contratação e desligamento de professores de apoio pedagógico.
Segundo ele, profissionais foram convocados às pressas para assinarem documentos de demissão durante o horário de almoço, sem informações claras sobre o futuro. “Foi uma bagunça. Perderam o horário de almoço e voltaram ainda com mais incertezas sobre o trabalho. Ninguém sabe se vão ser recontratadas, ninguém sabe como vai ficar. Precisamos de uma resposta urgente”, destacou.
O parlamentar ainda alertou para o impacto emocional e profissional dessa instabilidade tanto para os docentes quanto para as famílias dos alunos atendidos.
“Vai ser um impacto gigantesco no profissional da professora e da família do aluno”, declarou.
Articulação política em Brasília
Por fim, o vereador mencionou compromissos oficiais cumpridos em Brasília, onde esteve reunido com lideranças parlamentares, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Walker afirmou ter visitado diversos gabinetes de deputados federais para solicitar recursos destinados à área da saúde. “Do jeito que está, não dá para continuar. Sou grato a todos os parlamentares que nos receberam e que sempre terão meu apoio”, concluiu.