A situação das bancas de pesponto em Franca foi tema de destaque na manhã desta terça-feira (29), durante o uso da Tribuna Livre na 30ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal.
O munícipe Arnaldo Donizete Padilha, representante da Associação das Bancas de Pesponto, utilizou a palavra para expor as dificuldades enfrentadas pelo setor e pedir apoio do poder público e da iniciativa privada.
Padilha relembrou que a luta por melhorias para a categoria teve início em 2014, mas lamentou a falta de reconhecimento e de diálogo por parte dos setores empresariais. “A luta não acaba. O que mais ouço é que isso não vira nada, mas não tem importância. Estamos lutando, e talvez seja uma luta inglória, mas não passará despercebida”, afirmou.
Ele criticou a ausência de retorno por parte do sindicato patronal e apontou; “É um desprezo muito grande pela nossa categoria. São milhares de pessoas que dependem das bancas de pesponto. Não estamos sendo ouvidos. Queremos ser ouvidos pelas indústrias.”
O representante reforçou ainda a importância da união do segmento e destacou o processo de formalização da associação, que já conta com cerca de 30 bancas filiadas. “É pouco, mas já é um começo. O que não pode é ficar parado. E não vamos desistir”, declarou.
Após o pronunciamento, o vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) se solidarizou com a causa e garantiu apoio institucional. “Faço questão de ir lá levar o ofício, para termos uma resposta, inclusive com o apoio da deputada Graciela”, disse.
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) também se manifestou, reconhecendo a importância da pauta. “Essa Casa está à disposição. É uma categoria que vem sofrendo há muitos anos e não está conseguindo ter voz. Acho que agora é hora de unir forças e dar um respaldo melhor.”