Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada na manhã desta terça-feira (8), o vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou a Tribuna para abordar dois temas centrais: as eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT) e os desafios estruturais enfrentados pela cidade de Franca em meio ao seu crescimento urbano.
Representação política
Logo no início de sua fala, Pelizaro celebrou a recente eleição do PT por meio do Processo de Eleições Diretas (PED), mecanismo da sigla que permite a todos os filiados votarem na escolha de seus dirigentes em níveis municipal, estadual e nacional.
O parlamentar enfatizou a importância do processo democrático e enalteceu a participação dos militantes. “O PT é o maior partido de esquerda da América Latina, com quase 3 milhões de filiados. É o único que realiza eleições diretas para definir sua direção em todas as esferas. Isso fortalece a democracia interna”, destacou.
Pelizaro comemorou a expressiva votação do ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, eleito com 85% dos votos como presidente nacional mais votado no Estado de São Paulo, e a reeleição do deputado federal Kiko Celeguim como presidente estadual com 79% dos votos.
Coordenador regional do partido, Pelizaro foi reconduzido à função que abrange uma macro região com 84 municípios da área de Ribeirão Preto. Ele informou que atualmente o PT conta com diretórios em 59 dessas cidades e comissões provisórias em outras 14, restando apenas 11 municípios sem representação formal. “Nosso objetivo é chegar a 100% de representatividade. Vamos trabalhar firme por isso”, afirmou.
Em Franca, Pedro Doin foi eleito presidente do diretório municipal com 150 votos. “Pedro é jovem, mas tem experiência e competência para conduzir o PT na cidade. Tenho certeza de que com ele à frente, o partido crescerá ainda mais”, avaliou Pelizaro, agradecendo a militância local e regional pela confiança em sua recondução.
Crescimento urbano sem estrutura
Na segunda parte de sua fala, o vereador chamou a atenção para o crescimento acelerado de Franca com a expansão de novos loteamentos, o que, segundo ele, não está sendo acompanhado pela devida oferta de serviços públicos.
“O município está crescendo rapidamente, mas a infraestrutura não acompanha esse avanço. Faltam vagas em creches, escolas, unidades de saúde e serviços básicos em geral”, alertou.
Pelizaro citou como exemplo o trânsito na região do Jardim Esmeralda e do Residencial Peres Elias, onde está em construção uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com recursos federais do Governo Federal, no valor de quase R$ 2 milhões. Segundo o vereador, a Prefeitura também está executando uma nova avenida na região, o que exige atenção especial para a mobilidade urbana e segurança no trânsito.
“A ligação entre os bairros São João Batista, Peres Elias, Adelinha, Esmeralda e Arizona está desorganizada. Há motoristas atravessando pela contramão, próximo a uma creche é preciso uma lombofaixa. É necessário um estudo técnico e imediato da Prefeitura para reorganizar o trânsito e, se for o caso, cobrar providências dos loteadores”, concluiu.