A Câmara Municipal de Franca realizou, na noite de quinta-feira, 17 de julho, uma emocionante solenidade em homenagem à Renovação Carismática Católica (RCC), que neste ano celebra 50 anos de missão evangelizadora, avivamento espiritual e serviços prestados à comunidade.
A cerimônia marcou a entrega da Moção de Aplausos nº 23/2025, de autoria do vereador Kaká (Republicamos), aprovada por unanimidade no Legislativo.
O evento contou com a presença de autoridades civis, religiosas e políticas da região, como o ex-vereadores Ronaldo Carvalho (presidente da Comissão Permanente de Construção, Patrimônio e Arrecadação), Marli Amaral (vereadora de Patrocínio Paulista) e Michel Oliveira (vereador de Sales de Oliveira), além de lideranças da RCC como o presidente do Conselho Diocesano, Luís Fernando Custódio Ferreira, e a presidente do Conselho Fiscal, Luciana Quirino de Souza Ferreto.
Durante a solenidade, o público acompanhou a execução dos hinos Nacional e de Franca, um vídeo institucional comemorativo e uma apresentação musical conduzida por integrantes do Ministério de Música da RCC, que emocionou os presentes.
A cerimônia também foi marcada pela entrega de diplomas de Honra ao Mérito a dezenas de membros da Renovação Carismática que se destacaram ao longo dos anos em diversos ministérios e comissões da organização. Entre os homenageados estavam representantes dos grupos de oração, ministérios de formação, pregação, intercessão, promoção humana, jovens, famílias, músicos, entre outros.
Foi exibida uma mensagem em vídeo de Rogério Santos, fundador da Comunidade Kenosis, seguido dos pronunciamentos de representantes da RCC.
O ex-vereador Ronaldo Carvalho fez uso da palavra e destacou a relevância da homenagem. “Vejo essa moção como uma justa forma de reconhecer o trabalho de tantas pessoas que, em seus grupos de oração e paróquias, vão evangelizando e contribuindo para que a nossa sociedade colha frutos desse esforço”, afirmou.
Ele também refletiu sobre o legado da RCC: “Se a Renovação Carismática Católica de Franca é o que é hoje, é porque estamos sobre os ombros de gigantes. Foram os pioneiros que buscaram conhecimento, nos ensinaram e nos lideraram. Hoje enfrentamos uma escassez de lideranças virtuosas, e esses 50 anos são fruto de quem nos conduziu até aqui. Precisamos, cada vez mais, buscar e formar esses líderes”, concluiu.
O coordenador da RCC em Franca, Luis Fernando Custódio Ferreira, disse; “Coordenar a Renovação com uma equipe como essa é fácil. São pessoas que se doam, que dão a vida. Não tenho palavras por dois motivos: o primeiro é que estive no primeiro grupo de oração, há 50 anos; o segundo, é que hoje estou aqui, servindo a Deus com a missão de ser servo entre os servos. Estamos celebrando os joelhos que se dobraram em oração, pregando e transformando vidas”, afirmou. E completou: “Hoje celebramos também a transformação de muitas famílias.”
Também presente na solenidade, Andreia Senna, do Ministério Fé e Política, compartilhou um testemunho de fé e gratidão. “Cheguei a Franca há 18 anos sendo uma pessoa que precisava de oração. Fui acolhida, fui amada, e o Senhor me deu a graça de participar dessa história com cada um de vocês. Em nome do Ministério Fé e Política, agradeço à Renovação Carismática Católica por acolher todos os ministérios, sem exceção. O céu se alegra por cada carismático que leva o povo a adorar e louvar o Senhor todos os dias”, disse.
Autor da homenagem, o vereador Kaká (Republicanos) reforçou o papel da RCC como agente de transformação espiritual e social. Ele também compartilhou sua trajetória pessoal de conversão. “Não adianta apenas escutar a palavra; é preciso acolhê-la e praticá-la. Tive um despertar espiritual dentro da cadeia, aos 24 anos. Naquele momento, eu usava drogas, havia perdido meus pais muito cedo e estava sem rumo. Ouvi a voz de Deus: ‘Me dá uma chance de entrar na sua vida’. Isso foi em 20 de janeiro de 1984, e eu disse sim”, relatou.
Ele prosseguiu: “Ao sair da cadeia, minha tia Lena me levou a um grupo de oração. Lá, me senti acolhido. Nas ruas, as pessoas me julgavam, mas naquele grupo me disseram: ‘Que bom que você voltou’. Foi ali que aprendi a rezar o terço, a participar das missas e encontrei sentido para minha vida.”
Kaká encerrou sua fala com uma profunda reflexão: “A consciência é o sacrário de Deus. Precisamos ser íntimos dela, porque é por meio dela que ouvimos a vontade divina. A minha história não é para me servir dela, mas para servir aos outros. Estamos aqui para servir, não para nos servir.”
A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 6.3) e pelas redes sociais da Casa Legislativa, permitindo que mais pessoas acompanhassem esse momento de reconhecimento público ao trabalho evangelizador da RCC.