Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada na manhã desta terça-feira (8), o vereador Leandro O Patriota (PL) utilizou a Tribuna para abordar temas sensíveis e de grande impacto social, com destaque para a crise enfrentada pela rede pública de saúde.
Falta de leitos de internação
O presidente da Comissão de Saúde da Casa, Patriota iniciou sua fala lamentando as dificuldades enfrentadas pelos munícipes no acesso a serviços de saúde, principalmente a escassez de leitos e a demora na realização de exames, consultas e cirurgias.
“Nos procuram todos os dias, e realmente está virando caso de polícia”, desabafou o parlamentar.
Ele relatou os inúmeros casos que atende e lamentou a situação de sofrimento enfrentada pelas pessoas, destacando que, por respeito, evita expor os cidadãos que vivem momentos tão delicados.
O vereador também ressaltou os esforços da Câmara em buscar soluções para o problema, por meio de interlocuções com os gestores públicos da saúde. Destacou ainda o empenho conjunto dos parlamentares em montar um plano de ação efetivo a partir do próximo ano.
“Todos os vereadores que procurei para criar esse plano me atenderam prontamente. Estamos trabalhando em uma estratégia conjunta e já conseguimos R$ 100 mil de cada vereador. Nossa meta é alcançar R$ 1,5 milhão para investir em áreas críticas da saúde”, explicou Patriota.
Além das emendas parlamentares, Leandro reforçou que a comissão segue articulando recursos junto a deputados estaduais e federais, com o objetivo de fortalecer o sistema municipal de saúde.
SEST SENAT em Franca
Outro anúncio importante feito pelo vereador foi sobre a instalação de uma unidade do SEST SENAT em Franca, projeto já em andamento e que deverá beneficiar especialmente os profissionais do transporte.
‘É um projeto muito importante que tem na região de Ribeirão Preto e atende os motoristas de caminhão, e eles têm um Centro Odontológico que nunca vi uma estrutura tão boa, tem raio X digitalizado que sai na hora e já inicia tratamento no mesmo dia. É um serviço gratuitamente aos motoristas de caminhões e ônibus, mas a população também pode usar com um preço simbólico’ destacou o vereador.
Patriota finalizou ‘a boa notícia é que nós vamos ter um SEST SENAT em Franca. Já foi adquirido o terreno, vou visitar, só a data que ainda não tenho autorização para falar, mas logo mais vamos anunciar essas datas’