A Câmara Municipal de Franca aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 6/2025 que concede o título honorífico de Cidadão Francano ao médium e escritor João Berbel.
A homenagem, de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro, celebra os relevantes serviços prestados por Berbel à comunidade francana ao longo de décadas, especialmente por meio do trabalho social e espiritual desenvolvido no Instituto de Medicina do Além (IMA).
Nascido em 1955, na cidade de Restinga (SP), João Berbel iniciou sua trajetória espiritual após conhecer a doutrina espírita por influência da esposa e da sogra. Seu primeiro contato com a mediunidade ocorreu em Franca, no centro espírita Liga do Oeste, local onde também começou suas ações de caridade e auxílio espiritual.
Em 1996, uma marcante experiência mediúnica — a aproximação com o espírito do Dr. Ismael Alonso y Alonso — deu início à missão que o tornaria conhecido nacional e internacionalmente: a fundação do Instituto de Medicina do Além. O projeto, que começou de forma modesta nos fundos da casa de sua sogra, cresceu até tornar-se um dos maiores polos espíritas do Brasil.
Localizado no bairro Recreio Campo Belo, o IMA conta atualmente com hospital de mais de 120 leitos, centro cirúrgico espiritual, laboratório de fitoterápicos, livraria, espaço para eventos com capacidade para 600 pessoas, além de uma ampla estrutura de atendimento social e espiritual. São oferecidos serviços gratuitos como cestas básicas, medicamentos, fisioterapia, hidroterapia, e o Centro de Convivência, que acolhe diariamente dezenas de crianças e adolescentes.
Além da atuação como médium, João Berbel é um dos principais escritores espíritas do país. Com mais de 300 livros psicografados, lançando uma nova obra por mês, suas publicações ajudam a sustentar as atividades do IMA e são consideradas fonte de consolo e orientação espiritual para milhares de leitores.
O reconhecimento da Câmara de Franca se estende ainda ao impacto internacional do trabalho de Berbel, que já foi homenageado em países como Estados Unidos, Espanha e nações da América do Sul, além de diversas aparições em mídias nacionais.
Homenageado
Em seu discurso, Berbel agradeceu aos vereadores e se emocionou ao relembrar o filho, o farmacêutico Wellington Alves Berbel, de 45 anos, falecido em 2 de junho de 2025.
Visivelmente comovido, ele ressaltou os valores que norteiam seu trabalho social.
“Nosso lema é a caridade: matar a fome de quem tem fome, ajudar os necessitados. Não chegamos até aqui sozinhos. Me desculpem se eu me emocionar, mas meu filho, o Tom, o doutor Wellington, partiu há pouco mais de um mês para o plano espiritual. Todos vocês o conheciam. Se entrarem no laboratório, tudo arrumado por ele. Quantas vezes estivemos aqui na Câmara, com ele ao meu lad, hoje não está. Ele lutou tanto pelo hospital, enfrentamos perseguições que vocês nem imaginam. Mas vencemos”, declarou.
O fundador também celebrou os avanços do Hospital da Caridade e a conquista de reconhecimento institucional. “Hoje, não há nenhum processo contra nós. Sabemos que o Hospital da Caridade desenvolveu um trabalho bonito, e todos vocês são testemunhas disso. Agora, estamos batalhando pela implantação do nosso centro cirúrgico, para iniciar as cirurgias eletivas, que são muitas. Esse é o nosso propósito. Só tenho a agradecer a todos. Muito obrigado”, completou.
Vereadores
O autor da homenagem, vereador Zezinho Cabeleireiro (PP), exaltou a trajetória de Berbel e o impacto social de seu trabalho: “Hoje é um dia de muita alegria. Desde que conheci o João Berbel, passei a admirar seu trabalho. A maioria das pessoas que trabalham com ele está aqui, prestigiando esse momento. Eu acompanho de perto tudo o que ele faz. Se nossa cidade tivesse uns dez Joãos Berbel, seria muito melhor. E não há dinheiro que pague esse trabalho. Essa honraria é mais do que justa. Ele merece”, afirmou.
Também usaram a palavra para parabenizar o homenageado os vereadores Marcelo Tidy (MDB), Leandro O Patriota (PL), Fransergio Garcia (PL), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e o presidente da Câmara, Daniel Bassi (PSD). Todos destacaram a dedicação de Berbel às pessoas mais humildes e o papel essencial que tem desempenhado na cidade.