Durante a 28ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, realizada nesta terça-feira (15), o vereador Donizete da Farmácia (MDB) utilizou a tribuna para abordar temas relevantes nas áreas de política, saúde e esporte.
Em seu discurso, o parlamentar alertou sobre os efeitos da polarização política, comentou a crise de leitos hospitalares no município e defendeu a união de esforços para antecipar a inauguração do novo Hospital Estadual.
Críticas à polarização e apelo por diálogo
Donizete iniciou sua fala com críticas à radicalização política, apontando os prejuízos causados à população. “Essa briga entre Lula e Bolsonaro, quem paga é o povo! Já passou da hora de termos uma terceira via, porque está difícil”, disse.
O vereador defendeu o diálogo como caminho para a construção de políticas públicas eficazes.
Crise na saúde e falta de leitos
Em um dos momentos mais contundentes de sua fala, Donizete abordou a situação da saúde pública, destacando a falta de leitos de internação e o sofrimento da população.
“As pessoas ficam esperando e acabam morrendo por falta de vaga. A responsabilidade é do Estado. Não é culpa dos vereadores, nem da Prefeitura, nem da população e nem do prefeito” afirmou.
O parlamentar sugeriu união e articulações políticas para antecipar a inauguração do Hospital Estadual de Franca, prevista para novembro.
“Se conseguirmos abrir esse hospital um mês antes, com seus 225 leitos, já teremos um alívio significativo. Precisamos unir forças, buscar os deputados e encaminhar a situação ao governador.”
Santa Casa e planejamento de longo prazo
Donizete também mencionou a necessidade de ampliação da Santa Casa, que tem um projeto para contar com mais 100 leitos . “Com os 225 leitos do novo hospital e mais 100 da Santa Casa, estaríamos tranquilos por 10 a 15 anos. Mas é preciso correr atrás de recursos.”
Ele lamentou a falta de planejamento nos anos anteriores: “Esses problemas não começaram agora. No passado, só existia a Santa Casa e não houve preparação para o crescimento da demanda. Isso precisava ter sido planejado. Precisamos pensar no futuro”
Ainda na tribuna, Donizete reconheceu as ações da Prefeitura de Franca em sua esfera de responsabilidade. “Estão sendo feitas UBSs, o novo NGA e várias obras. Muitos vão criticar, mas temos que reconhecer: o que depende do município tem sido feito. Claro que há falhas, mas também muitos acertos.”
Esporte
Para concluir, ele parabenizou os gestores da FEAC e da Secretaria de Esportes pelas iniciativas no esporte amador. “Hoje temos uniformes, bolas, juízes, campos em boas condições. Isso é incentivo ao lazer e qualidade de vida da população’’.