O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, confirmou nesta semana que o HPE (Hospital Público Estadual) que está sendo construído na cidade será um dos mais modernos do Estado. A unidade contará com heliponto, que significará um grande evolução para a saúde pública de Franca.
Daniel Bassi explicou que a principal utilidade de um heliponto em hospitais é facilitar o transporte aeromédico rápido e eficiente de pacientes, especialmente em casos de emergência e traumas graves, onde cada minuto conta.
O deslocamento entre localidades se torna muito ágil e a unidade se tornará uma referência em estrutura para Franca e também uma grande fatia do público usuário do SUS no norte/nordeste do Estado de São Paulo.
"Essa infraestrutura agiliza muito o acesso a cuidados médicos especializados, otimiza o transporte de órgãos para transplantes, salvando vidas, e permite o atendimento de pacientes de áreas remotas ou de difícil acesso terrestre. É mais um diferencial desse grande hospital de Franca", disse Bassi.
Conclusão
A expectativa do presidente da Câmara é que as obras estejam concluídas até o fim do ano e os atendimentos se iniciem no primeiro semestre do ano que vem.
“Com a conclusão da obra, será conduzida a escolha da empresa, por meio de chamamento público, que fará a gestão do hospital estadual e ficará responsável por mobiliar e equipar a unidade, além de contratar cerca de 1,3 mil colaboradores diretos”, explicou Bassi
Números em destaque
Segundo o presidente da Câmara, o Hospital Estadual contará com 225 leitos, sendo 150 de Clínica Médica e Cirúrgica.
Ao vistoriar as obras, recentemente, do Hospital Estadual de Franca, o governador Tarcísio de Freitas destacou o investimento total de R$ 165 milhões, dizendo que a unidade será referência em urgência e emergência, beneficiando, além de Franca, outros 22 municípios e uma população de cerca de 720 mil moradores da região.
Segundo o governador, o hospital contará com duas dezenas de leitos de Hospital Dia, 15 de Psiquiatria, 40 de tratamento intensivo, em uma estrutura de 25.679,43 m².
Também oferecerá serviços de atendimento diagnóstico e terapêutico, incluindo exames de ultrassonografia, oftalmologia, eletroneuromiografia, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, raios-X convencional, raios-X contrastado, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Especialidades
Entre as especialidades atendidas estão Clínica Médica, Psiquiatria, Pediatria, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Plástica, Pediátrica, Cabeça e Pescoço, Ginecológica, Urologia, Cardiovascular, Gastroenterologia, Proctologia, Cardiologia, Anestesiologia, Oftalmologia, Neurologia, Nefrologia e Traumato-Ortopedia.