Na sessão da Câmara Municipal de Franca realizada nesta terça-feira, 13, o vereador Marcelo Tidy (MDB) usou a Tribuna para tratar de assuntos de interesse público, com ênfase nas discussões sobre o transporte coletivo urbano.
Audiência Pública
Ele iniciou sua fala comentando sobre a audiência pública promovida na segunda-feira, 12, que teve como foco debater a situação atual do transporte na cidade.
Tidy rebateu críticas e lamentou a baixa participação popular. Declarando-se usuário frequente do transporte público, o parlamentar reforçou seu envolvimento com o tema e a contribuição com diversas propostas ao longo de seu mandato, como a introdução de ônibus elétricos no sistema.
“O vereador que mais andou de ônibus aqui nesta Casa chama-se Marcelo Tidy”, afirmou.
Segundo ele, a gratuidade total no transporte coletivo seria o ideal, mas reconheceu que a medida ainda está distante da realidade financeira do município. Como alternativa, defendeu a implantação da isenção ao menos aos domingos, além de descontos para trabalhadores sindicalizados, utilizando o subsídio previsto no novo contrato que está em fase de elaboração.
“Se você tem subsídio, você tem que ter a contrapartida. Eu busco a contrapartida”, declarou o vereador.
Melhorias no transporte
Tidy também chamou atenção para a situação precária de muitos pontos de ônibus na cidade, criticando a ausência de coberturas e assentos adequados para os passageiros.
“Eu acredito que quem é usuário de transporte público precisa ter um abrigo, primeiro bonito (...) eu acho que quem anda de ônibus, os passageiros, merecem um abrigo digno”, pontuou.
Por fim, o parlamentar destacou que acompanhará atentamente a nova licitação que está sendo preparada pela Prefeitura e fez questão de ressaltar a necessidade de qualidade no serviço, independentemente da empresa vencedora do processo.
“Independentemente de quem ganhar, essa empresa ela vai ter que entregar serviço de qualidade”, finalizou.