Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Franca desta terça-feira, 6, o vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou a Tribuna para criticar a mudança de endereço do CRAS Oeste, anteriormente localizado no Jardim Dermínio, para o bairro São Joaquim. Segundo o parlamentar, a transferência da unidade para uma região de classe média dificultou o acesso da população que mais necessita do serviço:
“O número do atendimento do CRAS diminuiu, com certeza, porque as pessoas não estão tendo como ir lá para fazer o que precisa ser feito, fazer o atendimento destas pessoas”, afirmou o vereador, destacando que a mudança não foi pensada com base nas reais necessidades da população mais vulnerável.
Gilson também comentou a reunião ocorrida na segunda-feira, 5, com a Ares – Agência Reguladora dos Serviços Públicos, que discutiu a fiscalização do contrato entre a Prefeitura e a empresa Esse Ambiental, responsável pela limpeza urbana da cidade. O vereador sugeriu que a TV Câmara divulgue o telefone da agência para que a população possa registrar suas reclamações diretamente.
Coleta de lixo e limpeza urbana
Outro ponto de preocupação abordado pelo parlamentar foi a validade do atual aterro sanitário de Franca, que, segundo ele, é de apenas um ano, contrariando o que foi previsto no processo licitatório. Segundo Gilson anteriormente havia sido pensado um prazo de cinco anos, tempo em que se construiria uma usina de compostagem para reduzir o volume de resíduos.
Falta de Medicamentos
Pelizaro também voltou a cobrar providências quanto à falta de medicamentos de alto custo na DRS VIII, especialmente insumos essenciais para pacientes com diabetes:
“São vários insumos, remédios para diabetes tipo 1, pessoas que precisam muito deste medicamento, insumos não está tendo há mais de um mês lá na DRS”, afirmou, cobrando a convocação da diretoria do órgão para esclarecimentos aos vereadores.
Debate Político
Ao encerrar sua fala, o vereador fez um apelo contra a polarização ideológica e a radicalização do debate político: “Isso precisa parar, é insuportável, a política tem que ser discutida nas ideias”, finalizou.