O vereador Leandro O Patriota (PL) abordou vários temas na manhã desta terça-feira (27) durante a 21ª Sessão Ordinária realizada em Plenário.
Redes Sociais
Inicialmente defendeu a liberdade de expressão e criticou propostas que limitam o uso de redes sociais.
‘Agora tem um pedido da Advocacia Geral da União (AGU) direto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para censurar as redes sociais. Eles querem ter controle das redes sociais e sabe onde buscaram o modelo? Lá na China, olha que exemplo e modelo que foram buscar, lá na China. É muito complicado não entrar em polêmica, eu tento, mas não consigo’ disse o vereador.
Problemas Saúde
Patriota ainda comentou sobre as ações da Frente Parlamentar para analisar a situação da fila de espera para cirurgias eletivas, internações, ocupação de leitos hospitalares e exames de ressonância magnética no Município de Franca.
Acompanhado da vereadora Andrea Silva (Republicanos), ele reuniu com o presidente Sidnei Martins de Oliveira, o vice-presidente Tony Graciano e o gerente de relações institucionais Marcelo Reis.
Durante a reunião os parlamentares trataram sobre diversos temas, entre eles, ampliação da prestação de serviços pelo grupo Santa Casa caso o custeio dos serviços seja feito pelo Governo do Estado, detalhes sobre funcionamento da regulação de vagas e os motivos para demora para internação de pacientes.
Os vereadores ainda questionaram sobre a destinação de pacientes em vagas consideradas prioritárias para casos de urgência e emergência. Além dos leitos voltados ao atendimento para pacientes que necessitam de isolamento.
Outros pontos foram tratados sobre estrutura de apoio pela Prefeitura nos Prontos Socorros Adulto e Infantil, UPAs e ampliação de atenção primária como, por exemplo, programa saúde da familia e outras ações.
‘Foi uma reunião importante e foi nos passada uma informação muito relevante, e que a gente pode implementar isso e que vai ajudar muito na questão de leitos de internação. Essa melhoria seria o teste viral completo, só para entenderem a partir do momento que sai a vaga na Santa Casa e a pessoa não tem esse teste viral completo para saber quais os possíveis vírus que a pessoa tem, eles na Santa Casa tem que fazer todos os testes antes de direcionar para um leito’ explicou o parlamentar.
Patriota ainda pontuou ‘estão ocupando os leitos de uma maneira que sobrecarrega o sistema, então, esse paciente pode vir dos prontos socorros, das upas, com o teste viral completo. Isso vai facilitar quando ele chegar à Santa Casa’
Os detalhes que foram debatidos no encontro serão encaminhados para a Secretaria de Saúde.
Fiscalização ambulantes
O legislador ainda questionou os critérios usados para fiscalização de vendedores ambulantes na cidade, citou, exemplos de recolhimentos e apreensões de produtos em especial frutas. ‘Eu fiquei surpreso com a estrutura que a Vigilância Ambiental montou para pegar essas pessoas, eu não vejo uma estrutura dessa perto do Centro Pop para pegar os traficantes lá’.
‘Para levar um trabalhador precisa disso tudo aí? Não podia apenas o funcionário da Vigilância ir lá e conversar com a pessoa? Estão cumprindo a lei, tudo certo, Vigilância está cumprindo a lei, a Guarda está dando apoio, mas a minha indignação é que não precisava de tudo isso não. Eu acho que foi um pouco exagerado’ questionou o parlamentar.
Segundo o parlamentar, já há em estudo um modelo de projeto desenvolvido em outras cidades que auxiliem na regularização para que essas pessoas possam trabalhar.
Jogos online
Para finalizar, o vereador comentou sobre sua preocupação devido ao aumento de pessoas que enfrentam problemas de saúde e financeiro em decorrências de apostas em jogos online.
‘Pessoas estão tirando a própria vida, está muito complicado. Principalmente as pessoas de mais idade que as vezes estão solitárias em casa, os filhos, os netos já casaram, então, elas se tornam vulneráveis. Eu vi relatos de pessoas que venderam suas casas, outros bens para poder gastar em jogos’ lamentou.