Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 20, o vereador Fransérgio Garcia (PL) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca para tratar de assuntos relevantes, com destaque para a nova licitação do transporte coletivo urbano que será promovida pela Prefeitura.
O parlamentar iniciou sua fala comentando os estudos realizados pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), contratados pela Prefeitura, que fizeram um diagnóstico do atual sistema e apresentaram alternativas, incluindo a possibilidade de implantação de subsídios públicos ao setor.
“Para ter essa qualidade que nós queremos no transporte público, deixando claro, eu queria que fosse tudo ônibus elétrico e gratuito para todo mundo, esse era o meu desejo, agora nós temos que ver a viabilidade”, afirmou.
Segundo o vereador, Franca possui um teto orçamentário de R$ 22 milhões por ano para financiar o transporte público, valor insuficiente para implementar melhorias significativas. Ele também chamou atenção para o alto número de gratuidades, que atinge cerca de metade dos usuários do sistema.
“A empresa que vencer, se a gente não colocar subsídios, sabe quanto custaria a tarifa pelo que arrecada? R$ 8,50. Como que nós vamos colocar R$ 8,50 para a população pagar? Não tem condição”, explicou.
O vereador defendeu a necessidade de planejamento financeiro para garantir qualidade no serviço: “precisa de gestão, e não adianta apontar o que tem que ser feito, mas da onde vai vir o dinheiro”. Segundo o parlamentar, conforme apontado nos estudos apresentados, para implementar melhorias significativas, seria necessário um subsídio anual de aproximadamente R$ 74 milhões.
“É responsabilidade do Executivo e responsabilidade nossa, trazer investimentos para Franca para a gente aumentar a nossa arrecadação. Se Franca tivesse R$ 2,5 bilhões igual tem Uberaba, que é uma cidade do tamanho de Franca, com certeza nós poderíamos subsidiar isso aí, pagar os R$ 74 milhões por ano e ter um monte de ônibus elétricos aqui”, concluiu o vereador, reforçando que é necessário um esforço conjunto entre o Legislativo e o Executivo para encontrar caminhos sustentáveis para o transporte público na cidade.