A Câmara Municipal de Franca aprovou nesta terça-feira (6) durante a 18ª Sessão Ordinária a Moção de Aplausos nº 44/2025, ao empresário Jorgito Donadelli, proprietário da Vinícola Sacramentos Vinifer, em reconhecimento ao espírito inovador e à excelência de seu trabalho no setor vitivinícola.
O presidente da Casa de Leis e autor da proposta vereador Daniel Bassi (PSD) destacou o empreendedorismo da família que também atua na área de construção civil na cidade.
Bassi enfatizou ‘vários vinhos inclusive receberam prêmios internacionais, estão entre os melhores do Brasil e recentemente patrocinou o Rio Open, então, e ele é um francano’
‘Vale esse destaque, Franca está se tornando terra de excelentes vinhos e para se destacar nesse meio tem que ser muito bom, o Jorgito faz isso com excelência’ concluiu.
Biografia
A trajetória da família Donadelli é marcada por um sólida experiência no setor calçadista. Mas na fusão de tradição e inovação, pode-se dizer que, ainda que em outro setor produtivo, a família Donadelli, novamente superou as expectativas, encontrando no mundo dos vinhos um novo caminho de excelência.
A história da Sacramentos Vinifer começou de forma inusitada, a partir da curiosidade de Jorgito Donadelli e seu pai, Jorge Donadelli, que passaram a produzir vinhos caseiros com uvas adquiridas para consumo familiar. Em uma inspiradora viagem ao Uruguai, Jorge reconheceu similaridades entre o terreno local e a propriedade da família em Minas Gerais.
Essa percepção foi o ponto de partida para uma jornada transformadora. Em 2017, Jorgito encontrou na propriedade familiar o terreno ideal para o plantio de vinhedos. Com coragem, visão empreendedora e muito trabalho, nasceu a Sacramentos Vinifer, que hoje cultiva cerca de seis hectares com castas nobres como Syrah, Cabernet Franc e Viognier.
Com o apoio do renomado enólogo Alejandro Cardozo, a vinícola conquistou padrões de qualidade que a posicionam entre as mais promissoras do país.
O reconhecimento não tardou: em 2024, um de seus rótulos foi apontado como um dos melhores do Brasil, projetando a vinícola internacionalmente.
Em 2025, o espumante Sabina Extra Brut ganhou destaque no Rio Open, chamando atenção pela sua qualidade e sofisticação. Além disso, a vinícola celebrou mais uma conquista importante: o título de melhor tinto brasileiro no prestigiado Guia Descorchados.
Diante do exposto, esta Casa Legislativa manifesta seu aplauso e reconhecimento ao Senhor Jorgito Donadelli, por seu espírito inovador encontrando no universo dos vinhos uma nova vocação — marcada pela excelência, dedicação e ousadia.