O vice-presidente da Casa de Leis vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) em fala na Tribuna na manhã desta terça-feira (6) durante a 18ª Sessão Ordinária inicialmente comentou sobre um evento com professores de creches para atendimento de demandas da categoria.
O parlamentar enfatizou que ouviu as reivindicações e convidou os demais colegas para o acompanhamento dos apontamentos feitos pelas profissionais.
Walker também se solidarizou com a família após as falas da advogada Pâmela Salgado Stradiotti e a munícipe Daiane Michele F. Bichil irmã do policial militar Ruliam Ricardo Silva morto baleado dentro do quartel da PM em São Paulo (SP) pelo capitão da PM Francisco Laroca. A profissional e familiares pedem Justiça.
‘Ele era meu amigo, a gente chegou a passear juntos em Franca, estudamos juntos para o curso de sargento algumas vezes e não deu tempo de ir à escola pois fui para reserva não remunerada antes. E o que fico muito chateado é que o policial militar quando é morto em serviço é promovido e a família recebe uma indenização’ disse.
O parlamentar questionou ‘quanto a família recebeu até hoje? Nada! Ele era o homem da casa, cuidava de sua mãezinha, de seu irmão e até hoje nada’. Militar da reserva, o legislador ainda reforçou ‘uma pessoa que foi acusada de disparo de arma de fogo, dirigir embriagado, violência doméstica, simular o próprio sequestro e de assassinato de um subordinado. O capitão Laroca não representa a Polícia Militar, ele não me representa, e tenho certeza que não representa nenhum dos soldados, cabos, sargentos, tenente, capitão, major ou coronel. Essa pessoa não representa sequer o oficialato ou tampouco os praças’
‘Estamos pedindo Justiça e para que as autoridades sejam rápidas, assim como foi quando um sargento matou um oficial em Campinas, que seja rápido assim quando um subordinado desrespeita um superior’ enfatizou.
O vereador ainda questionou a versão apresentada pelo acusado ‘é um absurdo, vocês acham que um subordinado conversaria com um capitão de pernas cruzadas? Tenham a santa paciência’. Ele ainda pediu apoio dos colegas para encaminhem a situação aos deputados para que as cobranças sejam feitas ao governador do Estado Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de segurança Guilherme Derrite.
Walker destacou a importância, a seriedade do trabalho da Polícia Militar e reforçou o respeito a cooporação ‘é a polícia que mais apreende drogas, mais faz recolha de veículos que estejam habitação vencida e dirigem embriagadas’.
O legislador relembrou a atuação do PM Ruliam em resgate à uma criança engasgada e mencionou que vai recorrer ao secretário de segurança Guilherme Derrite e ao governador do Estado Tarcísio de Freitas. ‘Ele foi um herói e assim será lembrado’ disse Walker.
Segurança e iluminação
Por fim, ainda sobre segurança, Walker pediu reforço do policiamento na região da Fatec ‘a região é muito escura, precisa de reforço na iluminação e no patrulhamento porque tem muito índice de furto e roubos’