O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, e o delegado assistente da Seccional de Franca, Daniel Radaelli, visitaram nesta quarta-feira (2) a central do serviço de segurança pública Smart Sampa, em São Paulo.
Eles foram recebidos por Leandro William de Souza, coordenador do Consórcio Smart City, que apresentou detalhes sobre o eficiente programa de segurança pública.
O Smart Sampa é um sistema de monitoramento de segurança que utiliza câmeras inteligentes para identificar criminosos e foragidos da polícia.
Com 25 mil câmeras instaladas em São Paulo, o programa é o maior da América Latina e já capturou 951 procurados pela justiça desde sua implantação, em novembro de 2024, sendo cinco somente nas últimas 24 horas.
Daniel Bassi afirmou que pretende apresentar os números ao prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, e indicar estudos para implantação de programa semelhante na cidade.
"A gente vê que funciona e que traz mais segurança para a população, além de coibir a circulação de marginais entre as pessoas de bem", disse Bassi.
O delegado Radaelli, com mais de 30 anos de experiência em segurança pública, também atestou a eficiência do programa.
"É uma ferramenta poderosa para a polícia fazer com ainda mais eficiência o trabalho realizado e colocar na cadeia aqueles que delinquiram e são procurados pela justiça", afirmou Radaelli.
Também acompanharam a visita ao Smart Sampa os delegados francanos Thiago Bassi e Rafael Leão.
"É um sistema de segurança que traz modernidade à máquina pública e também eficiência. Certamente é benéfico a qualquer cidade que o implante", disse Rafael Leão.