Na sessão ordinária desta terça-feira, 22, o vereador Marcelo Tidy (MDB) utilizou a Tribuna da Câmara para abordar a demora nas cirurgias eletivas no município de Franca.
O parlamentar afirmou que há casos de pacientes aguardando por procedimentos desde 2010. "Questão de ortopedia nós temos uma fila grande. Oncologia não pode esperar. Tem procedimentos que podem esperar, mas tem procedimentos que não tem como as pessoas esperarem", explicou Tidy.
Ele destacou que tem acompanhado a situação de perto, com base nos dados divulgados no site da Prefeitura, e pretende se reunir com a Secretaria de Saúde para entender os critérios de distribuição de vagas.
Além disso, o vereador citou a falta de leitos de internação e a resistência de muitos pacientes em serem transferidos para hospitais fora da cidade. "Às vezes a pessoa não tem condições de sair da cidade, porque para ir para outro município, ela vai lá ficar acompanhando seu familiar por 3, 4, 5 dias, aí fica a pergunta: Como ela vai se alimentar? Como que ela vai ter o lugar para fazer sua higiene pessoal? Tem todo um transtorno", questionou.
Tidy também criticou a dificuldade de obter informações sobre pacientes e procedimentos, além da falta de humanização no atendimento. "Às vezes a gente quer dar uma atenção para aquele familiar, que ele precisa, e a gente fica de mãos atadas", desabafou.
Ao final, o vereador elogiou o trabalho das unidades de saúde do município, mas cobrou ações do Governo do Estado. Ele ressaltou que os responsáveis não podem esperar a inauguração do novo hospital público estadual para "salvar vidas".