Na sessão ordinária desta terça-feira (01), o vereador Gilson Pelizaro (PT) utilizou a Tribuna Livre para tratar sobre a possível implantação de uma unidade de ensino superior federal em Franca.
"Eu acho que Franca, pelo posicionamento geográfico que tem, pela distância onde estão instalados os institutos federais, Ribeirão Preto, Uberaba-MG, deixam uma grande população aqui (...) de mais de um milhão de habitantes sem a possibilidade de ter cursos superiores de uma instituição federal", disse o parlamentar, argumentando que essa situação representa uma lacuna educacional importante, já que atualmente não há nenhum campus de Instituto Federal na cidade ou em seu entorno imediato, privando os moradores da região das oportunidades educacionais e de formação profissional que essas instituições oferecem.
Pelizaro revelou que participou de reunião com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Branganholi, sobre o projeto. Segundo ele, a prefeitura já elaborou estudo com possíveis contrapartidas municipais para viabilizar a instalação da unidade.
O vereador citou que existem prédios disponíveis para abrigar imediatamente o instituto, como o edifício da Receita Federal, que atualmente opera majoritariamente no formato online.
"O instituto federal é uma escola de formação que começa desde o ensino médio, com a possibilidade do ensino técnico e também do ensino superior. Nós não temos ainda nenhuma escola deste porte aqui na cidade de Franca", explicou.
Após viagem a Brasília para tratar do assunto, o parlamentar demonstrou otimismo: "Fiquei muito feliz com a maneira que nós fomos recepcionados no Ministério e estou muito animado com a possibilidade real de gente ter o instituto federal em Franca".
Em sua fala, Pelizaro também abordou as deficiências na área da saúde do município, especialmente a carência de equipamentos nas unidades. Ele informou que durante sua agenda em Brasília também pleiteou a instalação de mais aparelhos de ressonância magnética na cidade.
"Foi uma agenda extremamente positiva e acho que teremos resultados em breve do que nós fomos ver lá. São políticas públicas importantes para a cidade e a gente vê a disposição do governo federal em fazer parcerias com o município de Franca", concluiu o vereador.