Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Comissões aprovam parecer para criação da Frente Parlamentar da Agropecuária

Comissões aprovam parecer para criação da Frente Parlamentar da Agropecuária

Por samuel.hc, 11 Abril, 2025
Comissões aprovam parecer para criação da Frente Parlamentar da Agropecuária

Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, as Comissões de Legislação, Justiça e Redação, Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Franca se reuniram para avaliar os projetos que estão em tramitação no Legislativo. O encontro aconteceu a partir das 9h, no plenário da Casa de Leis.

Comissões

Alteração em área de lazer do "Villa Toscana" recebe parecer favorável

Dentre as matérias analisadas pelos vereadores, recebeu parecer favorável o Projeto de Lei Ordinária nº 38/2025, de autoria do Prefeito Alexandre Ferreira (MDB), que propõe a alteração da destinação de parte da área do Sistema de Lazer nº 03, localizado no Loteamento Fechado denominado "Villa Toscana". 

A proposta visa modificar a afetação de uma área pública matriculada sob o nº 92.461, com 1.340,89m², no Primeiro Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Franca.   

A justificativa para a alteração é transformar 105,77m² da área de lazer em sistema viário, enquanto o restante da área, 1.235,07 m², manterá sua destinação como espaço de lazer.

A administração municipal argumenta que essa mudança não prejudicará as exigências legais mínimas para os Sistemas de Lazer, conforme consta no Processo Administrativo 2024007131.   

A proposta foi tema de Audiência Pública realizada em 03 de fevereiro de 2025, na Secretaria Municipal de Infraestrutura, onde foram apresentados os detalhes técnicos do projeto.  Segundo a ata da audiência, não houve objeções à alteração pretendida.

Comissões

No entanto, o vereador Gilson Pelizaro (PT) manifestou preocupação: “O que pode ocorrer é depois a gente ter um risco de tomar uma ação por parte do MP. O MP solicitar à Justiça uma ação contra a Prefeitura e contra a Câmara, se a Câmara aprovar”. Ele citou problemas semelhantes em outros loteamentos e questionou se houve posicionamento do Ministério Público sobre o caso.

Redução de prazo para declaração de utilidade pública recebe sinal verde das Comissões

As Comissões concederam parecer favorável o Projeto de Lei Ordinária nº 39/2025, do vereador Fransérgio Garcia (PL), que altera “a alínea d” do art. 1º da Lei Municipal de nº 2.343, de 18 de novembro de 1975, que estabelece requisitos para a declaração de Utilidade Pública pelo Governo Municipal de Franca.

A proposta de alteração da lei modifica o requisito de 12 (doze) meses para a declaração de utilidade pública para 6 (seis) meses, e é uma medida que visa promover a agilidade e a eficiência na concessão desse importante reconhecimento às organizações da sociedade civil. A declaração de utilidade pública é um instrumento fundamental que confere às entidades a possibilidade de acessar recursos e benefícios que potencializam suas atividades e contribuições à comunidade.

“Atualmente, o requisito de 12 (doze) meses de funcionamento efetivo e contínuo pode representar um obstáculo para muitas iniciativas que, embora novas, já demonstram um impacto significativo e positivo na sociedade (...). Ao reduzir o tempo de funcionamento necessário para a declaração de utilidade pública, estamos permitindo que essas entidades tenham acesso mais rápido a recursos e apoios que podem ser decisivos para sua continuidade e crescimento”, justifica o autor.

Projeto sobre combate à violência política de gênero recebe parecer favorável

Recebeu parecer favorável ainda o Projeto de Resolução nº 11/2025, de autoria da vereadora Marília Martins (PSOL), que acrescenta alínea "i" ao artigo 5º, inciso I da Resolução nº 256, de 30 de abril de 2003, que institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, com o objetivo de vedar a prática de violência política de gênero nesta Casa e dá outras providências.

Marilia

A parlamentar justifica que “a violência política não deve ser vista como um problema isolado de um campo ideológico específico. As investigações do TSE, em conjunto com o MPF, têm mostrado que há uma ampla incidência da privação de direito de manifestação e do uso do plenário, especialmente contra deputadas e vereadoras em exercício. A adoção de procedimentos normativos mais rígidos no âmbito legislativo visa inibir e penalizar a ocorrência desses crimes, garantindo, assim, o direito de todas as mulheres e pessoas transsexuais de exercerem plenamente seus mandatos eleitos democraticamente pelo voto popular, sem sofrerem qualquer tipo de violência, discriminação ou intimidação”.

Pela proposta, passa a constituir faltas contra a ética parlamentar do Vereador ou Vereadora no exercício de seu mandato impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos de parlamentar mulher cis ou trans e de sua assessoria, bem como praticar qualquer discriminação relacionada à sua condição de gênero, cor, raça, etnia, deficiência, religião ou orientação sexual.

Comissões aprovam parecer para criação da Frente Parlamentar da Agropecuária

Fechando a pauta, recebeu parecer favorável o Projeto de Resolução nº 15/2025, de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Franca, Daniel Bassi (PSD), que cria, no âmbito da Casa Legislativa de Franca, Frente Parlamentar da Agropecuária, no município de Franca, e dá outras providências.  

A proposta reconhece a importância da agropecuária para o desenvolvimento econômico do município, sua contribuição para a geração de emprego e renda, e seu papel na promoção da inclusão social.  

Inspirada no modelo da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em nível nacional, a iniciativa busca estabelecer um espaço suprapartidário para discutir temas relevantes para o setor, como sustentabilidade e desenvolvimento econômico, visando o fortalecimento do segmento no município.  

A Frente Parlamentar será composta, de forma pluripartidária, por vereadores interessados nas questões relacionadas à agropecuária, dela fazendo parte necessariamente o Presidente, o Vice-Presidente e o Relator. Para secretariar os trabalhos, a Frente Parlamentar contará com o auxílio do servidor que exerce atividades funcionais no gabinete do Vereador que for designado Relator. A Frente Parlamentar poderá ser constituída por mais membros, mediante indicação, pelas bancadas, de novos representantes interessados, podendo contar com a participação de representantes do setor agropecuário, associações e demais interessados.

São objetivos da Frente Parlamentar da Agropecuária:

I - Promover debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes ao exame da política de desenvolvimento da agropecuária, divulgando seus resultados;

II - Articular com o Poder Executivo e outras esferas de governo a implementação de políticas públicas que incentivem o desenvolvimento do setor;

III - Promover o intercâmbio com instituições semelhantes e parlamentos de outros municípios, visando o aperfeiçoamento recíproco das respectivas políticas agropecuárias;

IV - Propor projetos de lei e outras iniciativas que visem à melhoria das condições de trabalho e à valorização dos profissionais do setor;

V - Estabelecer parcerias com instituições de ensino, pesquisa e extensão para promover capacitação e inovação no setor agropecuário.

Para desenvolver de forma transparente e democrática suas atribuições, os integrantes da Frente Parlamentar poderão realizar audiências públicas, promover seminários, simpósios e outros eventos atinentes a sua temática, sugerir políticas públicas aos órgãos competentes e afins com o tema da Frente Parlamentar, bem como aos Poderes Legislativo e Executivo, nas três esferas e efetuar diligências visando encontrar alternativas ou soluções que lograram êxito em outras localidades, pertinentes ao campo temático abordado.

“Nos últimos anos, a FPA tem se destacado nas atividades do Congresso Nacional. Com uma composição pluripartidária e contando com mais de 200 parlamentares, a bancada se consolidou como um dos grupos de interesse mais influentes e bem sucedidos na articulação e negociação de políticas públicas dentro do Poder Legislativo”, afirma Bassi.

Veja como foi - CLIQUE AQUI 

Veja as fotos - CLIQUE AQUI

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.