O Secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena participou nesta sexta-feira, 21 de março, do encontro promovido pelo Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM) realizado no Plenário da Câmara Municipal de Franca para tratar sobre propostas e projetos para investimentos no turismo regional.
A reunião contou com as presenças do prefeito de Batatais e presidente do Comam Luis Fernando Benedini Gaspar Júnior (Juninho Gaspar), vice-presidente do Comam e prefeito de Nuporanga Daniel Viana, o diretor jurídico do COMAM Marco Antônio Boscaia, diretora executiva do COMAM Bianca Freitas, secretário executivo do COMAM Lucas Bruxellas, além de prefeitos, vereadores, secretários de governos, lideranças de Rifaina, Jeriquara, Igarapava, Sales Oliveira, Ipuã, Restinga, Altinópolis e Guaíra.
Representando o prefeito de Franca esteve presente a secretária de desenvolvimento Lucimara do Prado e participaram os vereadores Leandro O Patriota (PL), Marcelo Tidy (MDB), Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT) e Andrea Silva (Republicanos).
O presidente do COMAM Juninho Gaspar coordenou os trabalhos, inicialmente agradeceu ao presidente da Câmara de Franca vereador Daniel Bassi (PSD) pela cessão do espaço para realização do encontro e destacou a importância da vinda do secretário de estado Roberto de Lucena.
‘Em 2024 o COMAM assinou o termo de cooperação e termo de fomento e fomos inseridos na rota turística do lagos do Rio Grande. São 14 municípios, é uma rota que estamos fazendo um trabalho de fortalecimento regional’ disse o presidente do COMAM.
Ele ainda enfatizou a importância das discussões conjuntas para soluções e mais investimentos em várias áreas, entre elas, o turismo. ‘O COMAM conta hoje com 30 municípios e estamos fazendo esses encontros e oferecendo aos gestores, prefeitos, prefeitas, secretários, vereadores para que se capacitem e coloquem nossas cidades no mapa turístico do Estado’
A secretaria de desenvolvimento de Franca Lucimara do Prado agradeceu a presença de todos e destacou a busca por investimentos e ampliação do projeto de trilhas que envolve oito cidades.
Além disso, ela anunciou sobre a inclusão de Franca no Programa Facilita SP ‘Franca é a primeira cidade acima de 300 mil habitantes para ter a viabilidade automática empresarial. Nós saímos na frente e as empresas hoje que quiserem verificar se pode abrir em Franca vão conseguir isso de maneira automática. Nós saímos do período de avaliação de 15 dias, quando assumimos o governo reduzimos para 72h e hoje a gente oficializa a automatização’
O secretário de turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena agradeceu a presença de todos prefeitos, vereadores, lideranças, em seguida parabenizou pela iniciativa do COMAM e o trabalho de união para desenvolvimento das ações voltadas ao turismo regional.
‘São municípios com grande potencial turístico e o nosso desafio é transformar isso em potência e por isso estamos aqui, organizarmos uma agenda em comum e de trabalho para que possamos desenvolver turisticamente essa região’ destacou Lucena.
Entre vários pontos, Lucena citou a importância de investimentos em saneamento básico em todo Estado, guia turístico de padarias que conta com 300 comércios que inclui 11 estabelecimentos de Franca e 1 uma de Jardinópolis, a importância da elaboração de Plano Regional de Turismo com a inclusão dos principais pontos de interesse de cada município, a previsão de lançamento de Rede Paulista de Trilhas e outras ações.
‘Eu entendo que o COMAM é a grande estrutura de governança que possibilita a articulação desta região para que nós dar esse salto no turismo’ enfatizou Lucena.
O secretário ainda pontuou ‘hoje temos quase 144 municípios de interesse turístico, uma fila de 60 municípios que estão na Assembleia Legislativa pleiteando o reconhecimento. Nós tivemos em 2024, 49 milhões de turistas no Estado, desses 2 milhões turistas internacionais, e em 2025, nós vamos bater recorde pela primeira teremos recebido em São Paulo 50 milhões de turistas’
‘Turismo é economia, é a bola da vez, turismo é o novo petróleo, nós temos uma excelente oportunidade de trabalharmos juntos esses investimentos, essa economia do futuro onde estão as maiores e melhores oportunidades para geração de emprego e para o empreendedorismo. Por isso, nós estamos à disposição e com as portas abertas para vocês’ concluiu.