Segurança no trânsito foi o tema abordado pelo munícipe Daniel Ribeiro Cardoso na manhã desta terça-feira, 11 de março, durante uso da Tribuna na 10ª Sessão Ordinária realizada no Plenário da Casa de leis francana.
Inicialmente ele agradeceu a presença de vários motociclistas que estiveram presentes na sessão e alertou sobre a necessidade de maior atenção quanto ao trânsito na cidade.
‘Quero pedir apoio de todos vereadores, ao prefeito Alexandre e algum deputado para estar olhando por nossa classe na cidade. Muitas vezes estamos andando e não tem respeito dos carros, dos ônibus e caminhões’ alertou.
Daniel ainda comentou sobre os desafios dos profissionais que trabalham com entregas e lamentou a morte de um entregador de 23 anos que faleceu após ter a moto atingida por uma caminhonete em um cruzamento na Cidade Nova.
Além da questão do trânsito, ele ainda pontuou sobre a falta de valorização profissional e pediu apoio. ‘Olhem por nossa profissão na cidade, é uma profissão tão importante, como os caminhoneiros movimentam o Brasil, nós motoboys movimentamos Franca’
Daniel relembrou os esforços da categoria durante a pandemia de Covid com a exposição de riscos dos motociclistas no período e fez um apelo ‘éramos tão úteis, estávamos na linha de frente com risco de pegar Covid e perder a vida porque o trânsito de Franca não está fácil’
Entre os pontos solicitados foi apontado pelo representante da categoria a necessidade de locais de apoio com estrutura com banheiro e bebedouros. ‘A gente passa de 8h a 10h trabalhando e nem tem como ir ao banheiro’ disse.
‘Gostaríamos muito que vocês olhassem por nossa categoria em nossa cidade’ concluiu.
O vereador Leandro O Patriota parabenizou o munícipe pelos apontamentos e se colocou à disposição para os encaminhamentos junto ao Poder Executivo. ‘Gostaria de agradecer pelo trabalho que fazem, vocês levam os alimentos e movimentam a economia da cidade. O que a gente puder fazer dentro da legalidade, estaremos fazendo’ disse o parlamentar.
A vereadora Marília Martins (PSOL) agradeceu a presença do munícipe e lembrou os apontamentos feitos sobre as condições de trabalho dos profissionais em sessões anteriores. ‘Aquele ponto de apoio não tem dignidade, temos um projeto que estamos preparando para que seja feito um banheiro, uma cozinha e que tenha um espaço de descanso como acontece em muitos lugares mais evoluídos, sabemos o quanto o trabalho é exaustivo. Quanto ao trânsito caótico, a cidade precisa realmente de segurança e novos estudos' disse.
Donizete da Farmácia (MDB) apoiou o munícipe sobre os pedidos feitos para ampliação dos pontos de apoio, mas reforçou a importância do respeito às leis de trânsito, inclusive pelos próprios motociclistas ‘o que me preocupa é o que você mesmo disse que as vezes passam em sinal vermelho, isso não é bom! A gente entende o lado de vocês que tem tempo para entregar, mas é melhor fazer duas ou três entregas a menos, mas com segurança’
Gilson Pelizaro (PT) iniciou a fala alertando sobre os altos números de acidentes no trânsito de Franca e a necessidade de medidas mais efetivas quanto a segurança. ‘Sinto muito, mas temos uma Secretaria de Segurança, muito tímida, a nossa cidade cresceu por todos os cantos e não tem estrutura digna do tamanho da cidade’. O parlamentar ainda comentou sobre os apontamentos feitos pelo profissional ‘não sei sabem mais são 32 milhões de moto entregas, mototáxis no Brasil. Talvez hoje uma das maiores categorias que temos e isso precisa de um olhar diferenciado, não pode manter a mesmice, depois da pandemia o munícipio tem que ter olhar diferenciado’
O vereador Marco Garcia (PP) alertou sobre a consciência de todos no trânsito, inclusive dos motociclistas. ‘Quantos semáforos vermelhos passam por dia? O risco é muito grande! Então, eu acho que as vezes pode custar caro’
O vice-presidente Walker Bombeiro da Libras (PL) reforçou apoio a categoria e se comprometeu levar as demandas também para as lideranças políticas como, por exemplo, o deputado federal Delegado Palumbo.