O vereador Gilson Pelizaro (PT) fez abordagens de alguns temas na manhã desta terça-feira, 18 de março, durante a 11ª Sessão Ordinária realizada no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente comentou sobre o cumprimento de agenda em Sorocaba ao lado da secretária municipal de saúde Waléria Mascarenhas e demais coordenadores para recebimento de duas novas ambulâncias ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) de Franca. O evento ainda contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente da república Geraldo Alckmin e o ministro da saúde Alexandre Padilha.
‘Não foi entregue nenhuma ambulância desde 2018 e agora o presidente Lula que criou o SAMU através do decreto 5055 de abril de 2004, novamente priorizou no Orçamento da União a renovação da frota’ disse o parlamentar.
O legislador reforçou a importância do atendimento prestado pelos profissionais do SAMU ‘evita o agravamento das vítimas e diminuiu o número de óbitos principalmente as vítimas de acidentes’
Pelizaro recordou as dificuldades enfrentadas em Franca antes da implantação do serviço e até citou a abertura em legislatura anterior de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apuração de mortes em decorrência da falta de atendimento adequado. ‘Sete pessoas morreram em cinco dias, era gravíssimo o problema em Franca. O SAMU dentro da ambulância tem médico, enfermeiro e pode regular diretamente a vaga, então, é um serviço de excelência. É valorizar a vida! pontuou.
O parlamentar reforçou que a busca por mais investimentos em serviços de emergência continua, entre eles, a construção de novas UPAs, UBS e outros. ‘O PAC está aí e serão R$ 49 bilhões de investimentos em várias áreas. Quero parabenizar a administração que em tempo hábil cadastrou todos os projetos que a cidade precisa e que havia possibilidade, entre eles, a policlínica’ disse.
Em seguida, agradeceu ao presidente Lula, a ex-ministra Nísia Andrade, ao atual ministro da saúde Alexandre Padilha. ‘Agradecer por trabalhar essa relação com os municípios, o governo Lula pensa nos municípios, é municipalista, tem uma estreita relação com os prefeitos e não tem questão ideológica’
‘Franca está recebendo duas novas unidades básicas, uma creche gigante que vai ser no Zanetti, uma escola de tempo integral com recursos federais e são R$ 38 milhões para combate às enchentes. Então, o dinheiro está chegando na ponta’ finalizou.