Na sessão ordinária desta terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Franca recebeu a munícipe Sabrina Ramalho Pinto na Tribuna Livre para apresentar as principais demandas dos motoristas de aplicativo da cidade. Durante sua fala, ela destacou os desafios enfrentados pela categoria no dia a dia de trabalho.
"Aqui em Franca, os motoristas de aplicativo enfrentam vários desafios durante sua jornada de trabalho, como o preço de combustível, que é um dos mais altos do estado, a péssima qualidade de conservação das ruas e avenidas, a falta de segurança, a falta de áreas de embarque e desembarque de passageiros e também a falta de pontos de apoio aos motoristas", afirmou Sabrina.
Entre as principais reivindicações apresentadas estão a construção de pontos exclusivos de embarque e desembarque em locais de maior fluxo, com recuo de via, implantação de pontos de apoio com estrutura básica como banheiros, bebedouros e áreas de descanso, melhorias na infraestrutura viária e medidas de segurança para os profissionais.
O vereador Fransérgio Garcia (PL) apoiou as demandas e destacou a importância da implantação de paradas fora do locais de alto fluxo: "Nós precisamos ter pontos estratégicos, um pouco fora do alto fluxo e que as pessoas embarquem e desembarquem nestes pontos, para que nós tenhamos uma viagem mais barata, que a gente desobstrua o trânsito da cidade, evite acidentes e vocês deixem de levar multa". O parlamentar se comprometeu a encaminhar as indicações ao Executivo.
Claudinei da Rocha (MDB) se colocou à disposição da classe: "É uma categoria que cresce, não só em Franca, mas no Brasil e a cidade tem que se adequar, porque a população usa, se tem demanda, porque não dar uma atenção especial para esta categoria".
O vereador Marco Garcia (PP) sugeriu a utilização de espaços subutilizados pelos taxistas no Centro da cidade: "A Prefeitura pode muito bem reduzir o espaço dos taxistas para ficar o embarque e desembarque, porque eu acho que a maior demanda é na área central da cidade".
Marília Martins (PSOL) ampliou o debate: "é importante a gente falar sobre planejamento de mobilidade da cidade. O mundo está mudando, os aplicativos são uma nova realidade que vieram para ficar e tem que ser melhorados". A vereadora sugeriu pelo menos um ponto por região da cidade e lembrou também das demandas dos mototaxistas e entregadores.
A parlamentar afirmou que uma boa parcela da população trabalha em aplicativos e merece reconhecimento e dignidade. Marília também teceu criticas ao transporte público municipal: “Faz muitos anos que o transporte público da cidade já ruiu, é indigno e as pessoas passaram a ver nos motoristas de aplicativo uma salvação. Então, é uma forma de a gente também avaliar, de uma forma sistemática, que está tudo interligado”, pontuou.
O vereador Leandro O Patriota (PL) trouxe como exemplo o caso da cidade de Sorocaba: "Por que a gente não pode fazer um aplicativo municipal aqui? Eu tenho certeza que tem o apoio desta Casa e eu tenho certeza de que se a gente conversar com o Executivo a gente consegue".
Walker Bombeiro da Libras (PL) complementou citando o município de Americana que também implantou um aplicativo municipal. O parlamentar sugeriu ainda parcerias com postos de combustíveis para que os motoristas possam ter desconto nos abastecimentos: "Podem contar comigo também".
O vereador Marcelo Tidy (MDB) declarou ser usuário frequente do serviço, destacou a qualidade dos profissionais e a necessidade de segurança, especialmente no período noturno: "Eu tenho certeza que a Câmara Municipal, todos os colegas são favoráveis, vamos encontrar um caminho para valorização profissional que vocês merecem".
O presidente da Casa, Daniel Bassi (PSD), lembrou uma ação recente bem-sucedida que contou com o apoio dos vereadores em conjunto com o Poder Executivo: "O modelo já existe, a gente precisa é ampliar", referindo-se à reserva de vagas para motoristas de aplicativo em alguns pontos da cidade.