Na sessão desta terça-feira (25), o vereador Marcelo Tidy (MDB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal para destacar sua atuação em duas frentes: a possível instalação de um Instituto Federal na cidade e a fiscalização dos serviços de limpeza urbana, que têm sido alvo de críticas.
Sobre o Instituto Federal, Tidy afirmou: “É uma discussão que vem acontecendo já algum tempo, iniciou com o vereador Gilson Pelizaro, o ex-vereador Della Motta e o vereador Marcelo Tidy. Acho que em breve teremos boas notícias”. O parlamentar demonstrou otimismo em relação ao projeto, que pode trazer novos investimentos e oportunidades de educação profissional para Franca.
Tidy também voltou a questionar a qualidade dos serviços prestados pela empresa responsável pela limpeza urbana no município. “Quem é o responsável pela ordem do serviço, quem é que acompanha? (...) eu fico na dúvida, porque não faz da forma correta?”, indagou, apontando falhas no planejamento, especialmente em praças públicas.
O vereador afirmou que está monitorando o cumprimento do contrato e que deve chamar o responsável pela empresa para prestar esclarecimentos aos parlamentares, assim como a empresa fiscalizadora. “A sensação que a gente tem é de serviços que caiu de qualidade”, criticou, ressaltando que o valor do contrato atual é maior que o anterior, sem que isso se reflita em melhorias.
Além de cobrar a concessionária, Tidy fez um apelo à população para que mantenha a limpeza de terrenos particulares, evitando problemas de saúde pública. “Ela não tem o direito de prejudicar o vizinho do lado. Ela tem que ter a responsabilidade de cuidar do seu terreno”, disse, referindo-se a proprietários que adquirem imóveis como investimento, mas negligenciam a manutenção.