Durante a sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira, 06, o vereador Fransérgio Garcia (PL) utilizou a tribuna para abordar a situação dos moradores de rua na cidade de Franca.
O parlamentar destacou a importância de ampliar as discussões sobre o tema, além da Audiência Pública realizada recentemente pela Câmara. “A gente vê o tamanho da importância e da nossa responsabilidade enquanto vereadores porque este é um problema que não é exclusivamente de Franca, é um problema que assola o país inteiro”, afirmou.
Fransérgio Garcia ressaltou que a Audiência Pública não teve como objetivo apontar culpados, mas sim buscar soluções conjuntas para amenizar o problema. “Quando a gente propôs fazer esta audiência, não foi para apontar culpados, mas sim para que nós pudéssemos juntos encontrar soluções para diminuir este problema”, disse o vereador, reconhecendo que a questão não será totalmente resolvida, por se tratar de um problema estrutural da sociedade.
O parlamentar propôs a criação de uma Frente Parlamentar para que o Legislativo possa debater o assunto de forma contínua e aprofundada. Ele defendeu que a Câmara atue na cobrança de ações do Poder Executivo, Ministério Público e Defensoria Pública. “O objetivo é esse, resolver o problema que está muito grave na nossa cidade”, afirmou, convidando os colegas vereadores a participarem da iniciativa.
Fransérgio Garcia também destacou a necessidade de garantir dignidade às pessoas em situação de rua, ao mesmo tempo em que se deve oferecer segurança aos moradores da cidade.
Ele defendeu a realização de abordagens sociais rotineiras, com cadastramento e encaminhamento dessas pessoas às suas cidades de origem ou para clínicas terapêuticas, no caso de dependentes químicos.
“Se a gente não fizer essa abordagem social e este cadastro diariamente, nós não vamos amenizar o problema porque chega gente de fora todos os dias”, finalizou o vereador.