Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Vereador de Rifaina cita problemas em ponte e pede ajuda de parlamentares francanos

Vereador de Rifaina cita problemas em ponte e pede ajuda de parlamentares francanos

Por samuel.hc, 4 Fevereiro, 2025
Vereador de Rifaina cita problemas em ponte e pede ajuda de parlamentares francanos

A Câmara Municipal de Franca recebeu, na sessão ordinária desta terça-feira, 04, a visita do vereador da cidade de Rifaina, Paulo Luiz Gomides Filho (PL), conhecido como Paulinho Cara Preta.

Ele foi convidado a utilizar a Tribuna para falar sobre a preocupante situação da ponte que liga os estados de São Paulo e Minas Gerais, em Rifaina. O tema, considerado de extrema importância, gerou amplo debate entre os vereadores.

Paulinho destacou o estado de abandono da estrutura da ponte, exibindo imagens no telão. “Dá uma olhada na estrutura da ponte hoje, praticamente abandonada. Isso para nós é muito ruim”, afirmou. Ele pediu o apoio dos vereadores de Franca para resolver o problema, que, segundo ele, pode salvar vidas. “Eu peço ajuda de vocês para poder estar me ajudando, ajudando Rifaina e vai favorecer e salvar muitas vidas”, pontuou.

O vereador de Rifaina também sinalizou uma disputa de responsabilidade sobre a manutenção da ponte. “Ninguém quer arrumar ponte”, disse, lembrando que, no passado, a CEMIG realizava manutenções a cada três anos. Atualmente, no entanto, nem o DER de São Paulo, nem o de Minas Gerais, nem a empresa ENGIE assumiram a responsabilidade pela conservação da estrutura.

O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) demonstrou preocupação com a situação da ponte, especialmente diante dos recentes acidentes envolvendo pontes no país. “Isso aí é coisa grave”, afirmou. Ele defendeu uma ação conjunta da Câmara de Franca para pressionar os órgãos responsáveis. “Deveria unir a Câmara Municipal de Franca, todo mundo, para a gente estar indo em São Paulo, pressionar que alguém seja responsável”, sugeriu.

Gilson Pelizaro (PT) classificou a questão como de interesse regional e propôs a realização de uma audiência pública com a participação de órgãos como o Ministério Público e representantes dos governos de São Paulo e Minas Gerais “para não deixar que a coisa tome um caminho que acabe ceifando vidas”, alertou. Ele também sugeriu que o evento seja amplamente divulgado para evitar omissões. “É fazer um evento para ninguém falar que não ficou sabendo que a ponte de Rifaina está correndo riscos”, disse.

Donizete da Farmácia (MDB) destacou a necessidade de um laudo técnico sobre a estrutura da ponte, já que, em alguns pontos, as ferragens estão expostas às intempéries. “O que nós podemos fazer aqui para você, dentro da nossa possibilidade, é nos colocar à disposição”, afirmou, oferecendo-se para participar de audiências no governo paulista.

Leandro O Patriota (PL) também se colocou à disposição para colaborar com a causa. “Esse é o trabalho que nós temos que fazer: fiscalizar, legislar, ajudar a nossa população”, afirmou, reforçando o papel dos vereadores na fiscalização de questões que impactam a população.

Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) propôs entrar em contato com a bancada paulista do Partido Liberal para buscar soluções. “Quanto mais gente estiver envolvido nesta questão, será melhor para todos”, defendeu.

Marco Garcia (PP) sugeriu a elaboração de um laudo técnico e a atuação do Ministério Público de ambos os estados para pressionar os governos paulista e mineiro. Ele também defendeu a interdição da ponte para manifestações, como já foi feito no passado contra a instalação de pedágios na região. “É importante acionar o Ministério Público de ambos os estados para que eles possam intervir junto ao governo paulista e mineiro”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Bassi (PSD), informou que o Ministério Público já está tomando providências, mas destacou a falta de clareza sobre a responsabilidade pela ponte. Ele defendeu uma ação conjunta dos estados com a União “porque muito provavelmente o investimento para manutenção desta ponte vai vir do governo federal”, explicou.

Marcelo Tidy (MDB) expressou preocupação com o aumento do fluxo de veículos pesados sobre a ponte e com a baixa altura da estrutura em relação ao nível do Rio Grande, o que impede a passagem de muitas embarcações. “O que não pode é a gente correr o risco de ver o que aconteceu em várias pontes que têm caído aí por vários lugares do nosso país e ficar calados”, afirmou, defendendo uma ação urgente.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.