Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25, o vereador Gilson Pelizaro (PT) usou a Tribuna para abordar o grave acidente ocorrido no último dia 20, na rodovia Waldir Canevari, entre as cidades de São José da Bela Vista e Nuporanga.
O acidente, que envolveu um ônibus e um caminhão, resultou na morte de 12 estudantes. Pelizaro responsabilizou o poder público pela tragédia, afirmando que a negligência do Estado contribuiu para o ocorrido.
“A negligência do Estado favoreceu para que ocorresse o acidente”, pontuou o vereador.
Ele criticou a forma como o desvio foi implementado na rodovia principal entre os municípios de Franca a São Joaquim da Barra, questionando: “Como que o Estado faz um desvio para tirar o perigo da ponte e enfia as pessoas correndo risco em uma outra vicinal? O Estado deveria, antes de fazer o desvio, ter preparado a via vicinal para poder receber um fluxo maior de veículos. Isso não foi feito”.
Pelizaro destacou que um degrau na lateral da pista foi um fator determinante para a tragédia. Ele afirmou que já acionou o Ministério Público para apurar a situação e cobrar responsabilidades. “Essa responsabilização do Estado ela tem que existir. Por isso que eu tomei a iniciativa, imediatamente assim que tomei conhecimento, de representar junto ao Ministério Público para apurar a negligência do Estado. O Estado assumiu o risco daquela tragédia acontecer”.
O vereador também pediu que a Assembleia Legislativa constitua uma comissão para investigar a possível negligência do governo estadual. “Nós não podemos aceitar de forma calada que uma tragédia deste tipo aconteça”, afirmou.
Além de abordar o acidente, Pelizaro comemorou a abertura do período de inscrições dos municípios para os projetos do PAC2 – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.
Ele sugeriu que o município de Franca se candidate a receber uma das 30 policlínicas que serão construídas no país. “O município precisa de algumas áreas de políticas públicas urgentes, como, por exemplo, na área da saúde”, disse.