Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25, a vereadora Marília Martins (PSOL) utilizou a Tribuna para comemorar o atendimento por parte do Poder Executivo, de solicitações de sua autoria como, a limpeza de diversas áreas públicas, incluindo no Jardim Miramontes e na Vila Santa Terezinha.
A parlamentar reconheceu a importância dessas ações para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Marília dedicou grande parte de sua fala para criticar a situação do transporte público em Franca. Ela afirmou que o serviço piorou significativamente este ano, destacando que a empresa São José, concessionária do serviço, está operando com redução de linhas, alteração de horários e problemas crônicos na qualidade do atendimento.
“A gente sabe que piorou muito o serviço esse ano. Eles estão operando fora de contrato e teve redução de linhas, modificação e redução dos horários. Continuam com muitos problemas na qualidade do serviço, o que a população já vem falando há muito tempo, mas que realmente tem piorado”, disse.
A vereadora relatou que tem utilizado o transporte público pessoalmente para constatar as reclamações recebidas e conversado com moradores para entender as dificuldades enfrentadas. Ela também mencionou que está pesquisando modelos de transporte público gratuito em outras cidades do Brasil e do mundo, buscando inspiração para melhorias no sistema de Franca.
Marília sugeriu que, em um próximo contrato, as empresas sejam remuneradas por quilômetro rodado, e não por passageiro transportado, e que o município assuma o financiamento do transporte coletivo, como é realizado em outros municípios onde o serviço é reconhecido por sua qualidade.
“Já existem 190 cidades no Brasil que transporta mais de 5 milhões de pessoas até gratuitamente. Em média, 2% do orçamento da cidade financia o transporte público gratuito para toda a população. Pode-se utilizar o dinheiro de multas, de IPVA, além de vale transporte das empresas que podem ir diretamente para o fundo. Tem outras fontes a se considerar. O mais importante é que, para se implementar o transporte público gratuito e de qualidade, primeiro o transporte tem que ser prioridade da administração, mas até lá precisamos garantir um edital que forneça transporte digno e de acordo ao que é cobrado”, explicou.
A parlamentar destacou que o transporte público gratuito pode trazer diversos benefícios para o município, como o aumento da mobilidade e do consumo. “As pessoas se movimentam mais, consomem mais com esse valor e, consequentemente, atraem empresas. Então, aumenta até mesmo na arrecadação da cidade”, afirmou. Além disso, ela ressaltou que o uso do transporte coletivo contribui para combater a crise ambiental e reduzir os problemas de trânsito.
A fala da vereadora reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem um transporte público acessível, eficiente e sustentável, garantindo melhorias significativas para a população e para o desenvolvimento da cidade.