Na sessão ordinária desta terça-feira, 18, a vereadora Marília Martins (PSOL) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Franca para abordar temas importantes, desde a manutenção dos serviços do CEI – Centro de Educação Integrada – até questões relacionadas à cultura, transporte público e fiscalização.
A parlamentar iniciou sua fala celebrando a decisão da Prefeitura de manter o funcionamento do CEI da forma como ocorre atualmente, após a mobilização da comunidade e as cobranças do Legislativo contra mudanças propostas na reforma administrativa.
Marília também comentou sobre as recentes nomeações e exonerações no quadro de servidores municipais, destacando a falta de transparência em relação às nomeações na Secretaria de Esporte e Cultura. “A gente ainda está aguardando quem serão estas pessoas, qual é o projeto?", indagou.
A vereadora demonstrou preocupação com a continuidade dos projetos culturais em andamento e a manutenção dos recursos destinados a essas iniciativas. “Eu sei que são perguntas burocráticas, mas que deixam os agentes culturais aflitos, porém não os paralisam”, disse, convidando a população a conhecer as ações culturais realizadas pelos artistas na cidade.
Outro ponto abordado por Marília foi a extinção da EMDEF (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e a fiscalização do transporte público. A vereadora criticou a falta de eficiência no sistema de transporte coletivo, que tem recebido inúmeras reclamações de usuários.
“Temos recebido muitas reclamações de todos os bairros, onde os usuários não têm respeitados os horários dos ônibus e as linhas dos ônibus, denunciou.
Ela também destacou os problemas enfrentados pelos estudantes e trabalhadores com o retorno das aulas. “Retornaram as aulas, e a gente continua sem os ônibus. Os ônibus que estão fazendo estas linhas reduzidas ficam abarrotados”, criticou.
Marília cobrou do prefeito o cumprimento da promessa de campanha de realizar uma nova licitação para o transporte público na cidade ainda em janeiro. “A gente viu tantas tentativas de modificar o que funciona, e a gente quer ver de fato uma transformação, uma melhoria neste setor”, pontuou. A vereadora também cobrou respostas a um requerimento de sua autoria, que solicita informações detalhadas sobre o transporte público coletivo de Franca.
Por fim, a parlamentar convidou a população a compor o CAE – Conselho de Alimentação Escolar –, órgão responsável por fiscalizar a qualidade da merenda servida nas escolas e garantir a alimentação adequada aos estudantes, que terá assembleia nesta quarta-feira às 9 horas.
A vereadora reforçou a importância da participação popular no acompanhamento das políticas públicas e na defesa dos direitos da comunidade.