Na sessão ordinária desta terça-feira, 25, a Câmara Municipal de Franca recebeu o subtenente Aislan Alves Moreira, novo chefe de instrução do Tiro de Guerra de Franca, acompanhado do subtenente Marcos Aurélio Pereira Valença, também nomeado para compor o quadro de instrução da unidade.
Os militares foram recebidos com entusiasmo pelos vereadores, que destacaram a relevância da instituição para a formação cívica dos jovens e para a cidade.
Aislan Alves Moreira, militar desde 1996 e natural de Itumbiara (GO), agradeceu a forma acolhedora do povo de Franca aos novos comandantes do Tiro de Guerra 02-013.
Com experiência em cidades como, Lorena (SP) e até mesmo em missões internacionais, como no Haiti, o subtenente ressaltou a missão da instituição: “Nós instrutores do Tiro de Guerra temos a nobre missão de contribuir para a formação de homens cívicos, conscientes dos problemas da comunidade local, participante de atividades voltadas para a nacionalidade, onde há também a difusão do patriotismo, respeito aos símbolos nacionais e valores da nacionalidade”.
De acordo com o comandante, anualmente, o Tiro de Guerra forma 100 combatentes, preparados para defender a soberania nacional, a garantia da Constituição e a ordem. O subtenente ainda convidou todos para a formatura dos combatentes do ano de 2025, que será realizada no dia 22 de março.
Durante a sessão, os vereadores destacaram a importância do Tiro de Guerra para Franca. Marcelo Tidy (MDB) afirmou: “Eu fico muito feliz de ver o Tiro de Guerra tão presente na história da nossa cidade”. Já Marco Garcia (PP) enalteceu o papel acolhedor da cidade: “É a melhor cidade do mundo para se viver é Franca”.
O vereador Fransérgio Garcia (PL) aproveitou a ocasião para convidar o comandante a participar de uma audiência pública a ser realizada nesta terça feira, 26 de fevereiro, que debaterá a situação dos moradores de rua e do Centro POP. Já o vice-presidente da Câmara, vereador Walker Bombeiro da Libra (PL), destacou o caráter formativo da instituição: “O Tiro de Guerra é uma escola para a vida. Eu gostaria muito que todos os jovens da minha família fizessem parte”.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi (PSD), encerrou os discursos agradecendo aos membros do Tiro de Guerra pela atenção às demandas da cidade e da Câmara. Ele reforçou o compromisso da Casa com a instituição: “Saiba que nós estamos sempre juntos e alinhados com o Tiro de Guerra para o que vocês precisarem e necessitarem”.
A presença dos novos comandantes e o reconhecimento dos vereadores reforçam a parceria entre o Tiro de Guerra e a cidade de Franca, destacando o papel da instituição na formação de jovens cidadãos e no fortalecimento dos valores patrióticos e cívicos.