Na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o munícipe Roberto Orozimbo da Silva fez uso do espaço da Tribuna Livre para falar sobre a possibilidade de a Câmara Municipal apresentar um projeto de lei para proibir o trânsito de animais de grande porte no perímetro urbano.
Orozimbo destacou a situação dos animais mal cuidados, doentes e desnutridos. “Eu já fui na rádio, já fui em um monte de lugar, ninguém resolve o problema”, desabafou, evidenciando sua insatisfação com a falta de soluções.
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) parabenizou o munícipe pela luta em prol dos animais e se colocou à disposição para colaborar no tema.
Marcelo Tidy (MDB) também se manifestou, ressaltando que "aqui é o lugar que toda a população de Franca tem o direito de se manifestar, dar a sua opinião, e o assunto que o senhor trouxe aqui é muito relevante". Tidy destacou, ainda, a questão da segurança viária relacionada aos animais soltos.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) citou um caso ocorrido na segunda-feira, na Vila São Sebastião, em que um morador foi baleado após discutir com um vizinho sobre animais soltos. Gilson se comprometeu a analisar o que legalmente a Câmara Municipal pode fazer. “Fazer esta discussão para ver qual forma que o poder público pode atuar e ajudar nesta questão, nesta preocupação”, afirmou o vereador.