Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Criação de nova secretaria e Reforma Administrativa serão analisadas em 1ª votação na Câmara

Criação de nova secretaria e Reforma Administrativa serão analisadas em 1ª votação na Câmara

Por samuel.hc, 17 Janeiro, 2025
Câmara debate em 1ª votação, PLs sobre Reforma Administrativa e criação da Secretaria de Esporte e Cultura

A Câmara de Franca realiza na terça-feira, 21 de janeiro, a 3ª Sessão Ordinária de 2025. O prédio do Legislativo está em reformas e o encontro acontece no auditório do Uni-Facef.

As atividades iniciam às 9h com o Expediente quando ocorre a leitura de documentos e uso da Tribuna tanto pelos vereadores quanto pelos munícipes. A partir das 14h tem a Ordem do Dia para os debates e votações.

3 Sessao

Proposta de Reforma Administrativa da Prefeitura será analisada em 1ª votação 

Os vereadores debatem em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Complementar nº 1/2025 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que dispõe sobre a reorganização da Estrutura Administrativa da Prefeitura Municipal de Franca e dá outras providências.

O projeto conta 215 páginas e prevê a criação de 32 cargos comissionados e funções gratificadas para atividades de chefia e direção em várias pastas como, por exemplo, Saúde, Educação, Ação Social, Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Finanças, Segurança e Gabinete do Prefeito.

A proposta ainda prevê a criação de 20 vagas no quadro permanente para Agente de Videomonitoramento. De acordo com documento, serão extintas 7 funções gratificadas distribuídas nas secretarias de Administração e Recursos Humanos, Finanças, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente.

O projeto também conta com a declaração de impacto financeiro e orçamentário que prevê despesas de R$ 5,8 milhões em 2025, de R$ 6,7 milhões em 2026 e de R$ 7 milhões em 2027.

Em mensagem anexada ao documento o prefeito argumenta ‘em atenção ao Tema 1010 do Supremo Tribunal Federal buscou-se observar as diretrizes constitucionais contidas no art. 37, incisos V, da Constituição Federal, que possui o seguinte conteúdo: V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento’

Veja o projeto na íntegra (CLIQUE AQUI) 

Projeto que cria Secretaria de Esporte e Cultura será votado na Câmara

Também em primeira discussão e votação de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) será analisado o Projeto de Lei Complementar nº 2/2025 que dispõe sobre a criação, estrutura organizacional, competências, funções e cargos da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, como também sobre a incorporação e extinção da Fundação de Esporte Arte e Cultura (FEAC) e dá outras providências.

As mudanças estão previstas no projeto que conta com 35 páginas com a composição da nova secretaria com 1 agente político e 12 cargos em comissão que vão desde o secretário da pasta, chefes e diretores.

O documento ainda apresenta as competências e atribuições de cada setor da nova secretaria e também trata sobre a incorporação e extinção da Fundação Esporte, Arte e Cultura (FEAC).

As mudanças também são acompanhadas da declaração de impacto financeiro e orçamentário.

Veja o projeto na íntegra (CLIQUE AQUI) 

redes sociais

Vereadores votam proposta de reorganização da Controladoria Geral

Também em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar nº 3/2025 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que dispõe sobre a reorganização estrutural da Conformidade Municipal e da Controladoria Geral do Município, bem como dá outras providências. 

A proposta faz alterações no Departamento Municipal de Conformidade que tem por finalidade, coordenar os Sistemas de Corregedoria, Auditoria e Ouvidoria do Município de Franca, bem como assessorar o Prefeito Municipal no combate à corrupção, na promoção da moralidade, da ética e da transparência no setor público, no incentivo ao controle social da gestão municipal e nas atividades de auditoria, correição e ouvidoria, bem como atuar na defesa do usuário do serviço público municipal e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação, bem como a supervisão de seus órgãos.

O departamento ainda supervisiona o Setor de Corregedoria Municipal, o Setor de Auditoria Geral e a Controladoria Geral do município.

A proposta prevê a criação de 2 cargos no Quadro Permanente da Prefeitura Municipal de Franca para Analista de Controle Interno. O documento também é acompanhado de declaração de impacto financeiro e orçamentário.

Veja o projeto na íntegra (CLIQUE AQUI) 

Câmara vota alteração de zonamento do Residencial Meirelles

Também de autoria de Alexandre Ferreira (MDB) será votado o Projeto de Lei Complementar nº 4/2025, que dispõe sobre a alteração parcial do zoneamento do loteamento denominado Residencial Meirelles para atribuir uso misto, com restrições, aos lotes 33 e 34 da Quadra “Z”.

De acordo com a proposta ficam estabelecidas as seguintes restrições de funcionamento para a modalidade de uso misto dos lotes 33 e 34, da Quadra “Z”, do Residencial Meirelles:

I - O uso misto está limitado a atender atividades de natureza religiosa e outras correlatas a ela;

II - A concessão da licença de localização e funcionamento fica condicionada à apresentação de soluções para o estacionamento de veículos dos membros e participantes da congregação religiosa’.

Vereadores debatem sobre transporte, pavimentação e atendimentos na saúde

De autoria do presidente da Casa de leis vereador Daniel Bassi (PSD) será debatido e o votado o Requerimento 27/2025 questionando a Prefeitura  se existem estudos visando o asfaltamento da via que interliga o Bairro Gramado até a Avenida São Vicente.

O vereador Leandro O Patriota (PL) apresentou o Requerimento 28/2025 solicitando informações sobre o atendimento odontológico prestado no município.

Sobre transporte, os vereadores debatem e votam o Requerimento Nº 31/2025 de autoria do vereador Fransergio Garcia (PL) pedindo informações detalhadas sobre quantos ônibus circulavam no município antes da pandemia e quantos estão em circulação nos dias de hoje, especificadamente de cada bairro?

A vereadora Marilia Martins (PSOL) apresentou três requerimentos que serão analisados em Plenário são eles; o Requerimento Nº 32/2025 pedindo informações sobre o atendimento de saúde para mulheres no município. O Requerimento 37/2025 questionando o Poder Público sobre questões relacionadas à capacitação de servidores municipais para atendimento às pessoas LGBTQIA+. E na área de educação, a parlamentar apresentou o Requerimento 39/2025 para obter informações relacionadas às  creches no município.

Marcelo Tidy (MDB) apresentou o Requerimento 41/2025 para obter informações sobre o Pavilhão da Francal, importante símbolo da história e identidade de nossa comunidade.

De autoria do vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) os parlamentares debatem e votam o Requerimento 43/2025 sobre local apropriado para que os motociclistas possam fazer seus treinamentos.

Gilson Pelizaro apresentou e será debatido o Requerimento 50/2025 pendido informações sobre local apropriado para que os motociclistas possam fazer seus treinamentos.

Câmara vota Moção de Aplausos pelos 23 anos do Hospital do Câncer

E por fim será votada a Moção de Aplausos 1/2025 de autoria da vereadora da Andrea Silva (Republicanos) ao Hospital do Câncer pelos seus 23 anos.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.