O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) confirmou que a sessão especial de posse do prefeito, vice-prefeito e dos 15 vereadores será realizada no Teatro Municipal José Cyrino Goulart.
A solenidade acontece no dia 1º de janeiro a partir das 10h conforme determina a Lei Orgânica do Município.
O prédio da Casa de Leis francana está em reforma, as obras no Plenário não devem ficar prontas até a data e por isso um novo local foi escolhido para a solenidade.
Nas últimas semanas, servidores da Casa de Leis estiveram em conjunto com equipes da Prefeitura analisando o espaço para organização da cerimônia.
‘O local definido é o Teatro Municipal que na realidade já foi palco de outras posses anteriores, é um patrimônio histórico que nós temos e que vai acomodar todos que participarem, lembrando que é um evento aberto ao público’ explicou o presidente da Casa de Leis.
Della Motta acrescentou ‘já está sendo programada toda a logística com as questões de segurança, comunicação, cerimonial e tudo aquilo que é necessário está sendo feito com zelo e cuidado’
‘Gostaria logicamente que fosse na Câmara Municipal, mas ainda continuamos em reformas no prédio. E sem dúvida o Teatro Municipal é um local magnífico onde vários eventos são realizados’ concluiu.
Posse
A sessão especial será presidida pelo vereador Walker Bombeiro das Libras (PL) que foi o mais votado nas eleições com 5.139 votos e que escolhe outro parlamentar para auxilia-lo durante a cerimônia.
Além dele, tomam posse o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), o vice-prefeito Everton de Paula (Republicanos), os vereadores eleitos para novo mandato Fransergio Garcia (PL), Andréa Silva (Republicanos), Marco Garcia (PP), Leandro O Patriota (PL) e Marilia Martins (PSOL).
E os parlamentares reeleitos Donizete da Farmácia (MDB), Daniel Bassi (PSD), Claudinei da Rocha (MDB), Lindsay Cardoso (PP), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Marcelo Tidy (MDB), Gilson Pelizaro (PT), Zezinho Cabeleireiro (PSD) e Kaka (Republicanos).
Após a cerimônia de posse, a Câmara de Franca elege a nova Mesa Diretora que é composta por presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários.
Em seguida são escolhidos os presidentes, suplentes e membros das Comissões Permanentes. Veja quais são:
Comissões Permanentes
• Assuntos da Pessoa com Deficiência
• Condição Feminina
• Conselho de Ética e Decoro Parlamentar
• Corregedoria
• Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Defesa dos Animais
• Direitos Humanos, da Igualdade Racial e de Enfrentamento ao Racismo, e da Cidadania
• Direitos da Criança e do Adolescente
• Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia
• Educação, Esporte, Cultura e Lazer
• Finanças e Orçamento
• Legislação Participativa
• Legislação, Justiça e Redação
• Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas
• Assuntos de Segurança Pública
• Procuradoria Especial da Mulher
• Saúde e Assistência Social
• Terceiro Setor
Os trabalhos do Legislativo em primeiro ano de mandato são iniciados a partir da sessão especial de posse, ou seja, as sessões ordinárias já iniciam a partir de 7 de janeiro de 2025.