Também aprovado na 40ª Sessão Ordinária pelos parlamentares o Projeto de Decreto Legislativo 9/2024 de autoria dos vereadores Luiz Amaral (Republicanos) e Daniel Bassi (PSD) que outorga Título de Cidadão Francano ao Excelentíssimo Delegado da Polícia Civil, Doutor Jorge Amaro Cury Neto e dá outras providências.
Biografia
Dr. Jorge Amaro Cury Neto é, seguramente, um dos delegados de polícia mais qualificados do Estado de São Paulo, seja por sua vocação para a carreira pública, o conhecimento consolidado em segurança pública e no constante aprimoramento de seus conhecimentos. Dr. Jorge é graduado em Direito, Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania, pós-graduando em Direito Penal e Processo Penal e especializou-se em Polícia Judiciária e o Sistema de Justiça Criminal.
Participou de vários seminários, fóruns, jornadas, cursos de especialização, programas, nacionais e internacionais, em diversos assuntos como identificação e mitigação de ameaças, combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, combate ao crime organizado, técnicas de entrevista e interrogatório, cursos de polícia e aperfeiçoamento para delegado, investigação de crimes por meio eletrônico tecnologia da informação, inteligência policial, negociações e ações antissequestro, dentre outros. A qualificação e o histórico do Dr. Jorge são expostos ao longo de sua exitosa carreira.
Quanto a sua diversificada atuação profissional, podemos mencionar: professor no Centro Universitário Barão de Mauá e Centro Universitário Moura Lacerda. Na Polícia Civil de São Paulo atuou como coordenador da unidade de Inteligência DEINTER 3, coordenador do Núcleo de Ensino de Ribeirão Preto, coordenador de assuntos prisionais, coordenador do grupo antissequestro.
Advogou e atuou também como delegado na Seccional de Ribeirão Preto – NECRIM, como coordenador na Unidade de Inteligência UIP e na direção e administração do Distrito Policial da Delegacia Seccional de Polícia de RP e como Delegado Titular do Município de Sud Menucci. Dr. Jorge possui um livro publicado, textos em jornais e revistas e outras produções.
Participou em diversas bancas de trabalhos de conclusão de aperfeiçoamento, especialização, pós-graduação, e também em bancas de comissões julgadoras. Orientou e supervisionou trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização.
Atualmente, trabalha como Delegado de Polícia na coordenação do Curso Superior de Polícia, ACADEPOL, como professor visitante na FACAMP – Campinas e na PUC – Poços de Caldas/MG e como Diretor do DEINTER – 3.
Em reconhecimento à dedicação em tudo que faz, merecidamente, Dr. Jorge recebeu prêmios e títulos de Honra ao Mérito, no município de Tietê-SP, Certificado do Conselho Comunitário de Segurança, Ribeirão Preto-SP e Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Cury Neto se tornou conhecido por sua postura ética exemplar e sua habilidade em estabelecer relações positivas, tanto internamente como no trato com a comunidade, promovendo a confiança e o respeito mútuo entre a polícia e os cidadãos.
Em Franca, sua atuação foi marcada pela equidade e dedicação à segurança pública, onde seu trabalho incansável contribuiu de forma excepcional para a tranquilidade e proteção da comunidade. Dr. Jorge sempre foi um grande amigo de Franca, prestigiando a cidade com o envio contínuo de escrivães, investigadores e delegados para a seccional local.
Enviou quase 40 policiais civis para Franca em menos de 2 anos de gestão do DEINTER3, um dos números mais significativos da nossa história. Comandou uma das maiores operações do interior paulista de fato ocorrido em solo francano, que vitimou um policial militar, na qual participaram mais de 400 agentes de segurança pública (entre policiais civis, federais, militares e guardas civis) com total êxito nos mandatos de busca e apreensão e com a participação de 2 helicópteros águia da polícia militar e o pelicano da polícia civil.
Sua liderança e apoio constantes foram fundamentais para o fortalecimento da segurança pública em Franca e região. Além disso, Dr. Jorge ofereceu total suporte em termos de pessoal, equipamentos e inteligência por meio do Deinter-3, o que possibilitou o sucesso de inúmeras operações realizadas pela nossa seccional.
A dedicação e o empenho do Dr. Jorge com a cidade de Franca são um exemplo claro de seu compromisso com a segurança e a justiça, deixando um legado de excelência em sua contribuição para a sociedade francana.
É com grande satisfação que esta Casa Legislativa se une para congratular e homenagear o Delegado da Polícia Civil, Dr. Jorge Amaro Cury Neto, reconhecendo a dedicação exemplar ao serviço público e a significativa contribuição para a manutenção da paz e da segurança na comunidade francana.
Vereadores
O vereador Daniel Bassi agradeceu ao colega Luiz Amaral pela homenagem conjunta e destacou ‘o DEINTER-3 comanda 93 cidades, várias seccionais e entre elas a seccional de Franca que é muito bem comandada pelo delegado Dr. Wanir José da Silveira e pelo delegado assistente Daniel Paulo Radaeli’
‘A nossa seccional de Franca é uma das principais do Estado e referência nos números que vem ganhando, estavam com uma certa dificuldade com equipamentos e nós enviamos mais de R$ 200 mil para compra de equipamentos, estavam com dificuldade com pessoal e o Dr. Jorge Cury vendo isso e a necessidade da nossa cidade enviou mais escrivães, agentes, investigadores e agora vai enviar mais delegados para nossa seccional que tem 17 cidades. Os nossos números são muito relevantes, bons e tenho certeza que sob a vigilância e a guarda do Dr. Jorge Cury e Dr. Wanir com a vinda de equipamentos e mais pessoal acredito que a nossa segurança pública tende a melhorar’ concluiu.