Os vereadores se reuniram nesta terça-feira, 15 de outubro, para discussão e votações de projetos na 37ª Sessão Ordinária.
No período da manhã aconteceu o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna. No período da tarde a partir das 14h, foram debatidas propostas analisadas nas Comissões.
O prédio da Casa de Leis está em reformas e as sessões oficiais do Legislativo continuam sendo realizadas no Auditório do Uni-Facef com entrada pela Avenida Ismael Alonso e Alonso, 2400, Bairro São José.
Projeto cria Programa Municipal de Estudo da Constituição Federal
Foi aprovado o Projeto de Lei nº 106/2024 que cria o Programa Municipal de Estudo da Constituição Federal, de forma didática e ilustrada, destinado aos estudantes da educação básica da rede pública municipal e particular de ensino, e dá outras providências.
Os autores Daniel Bassi (PSD), Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (MDB) argumentam a ’Constituição em Miúdos” é um formato da Constituição Federal feito de maneira didática e com ilustrações voltadas para jovens estudantes da educação básica. Esse projeto virou lei municipal e milhares de exemplares da “Constituição em Miúdos”, disponibilizados pelo Senado Federal ás Casas Legislativas, foram distribuídos nas escolas’
‘Essa maneira didática e ilustrada despertou o interesse de crianças e adolescentes para conhecer melhor a nossa Carta Maior, e, sem dúvidas, gerou conhecimento e reflexões, dentre outros a “Constituição em Miúdos”, por meio dessa iniciativa, foi uma semente plantada e disseminada com sucesso em mais de 600 municípios do território nacional, por meio da distribuição e aquisição de exemplares físicos pelo Senado Federal ás Casas Legislativas, os quais repassavam ás unidades escolares interessadas, além de sua disponibilização também em formato digital. Inclusive, o sucesso do primeiro exemplar resultou em nova versão, a “Constituição em Miúdos II”, lançada em 2018, voltada agora aos jovens de 15 e 17 anos, mantendo-se a linguagem didática e acessível, e incluindo novos temas. Entendemos que essa forma de promover o estudo da Constituição Federal pelos jovens estudantes merece ser expandida, por meio de um programa agora municipal’ acrescentam os parlamentares.
Por fim os legisladores defendem ‘a criação de um Programa Municipal vai permitir que essa possibilidade de estudo da Constituição Federal, de forma didática e ilustrada, chegue lá na ponta, em redes estaduais e municipais de ensino, dando a oportunidade de muitos jovens terem esse contato, em geral o primeiro, com a nossa Lei Maior’
PL que denomina UBS do Residencial Peres Elias é adiado por duas sessões
E do vereador Donizete da Farmácia (MDB) foi adiado por duas sessões o Projeto de Lei 104/2024 que denomina “Mário Bassi” a Unidade Básica de Saúde (UBS) a ser construída no loteamento Residencial Peres Elias.
Câmara aplaude esportistas por conquistas nos Jogos Regionais em Sertãozinho
Os parlamentares ainda aprovaram a Moção de Aplausos 58/2024 de autoria do vereador Daniel Bassi (PSD) aos esportistas francanos, Mônica Carrijo e José Afonso Carrijo, mãe e filho, que conquistaram medalha de prata e bronze em taekwondo, nos Jogos Regionais ocorridos em Sertãozinho, representando nosso município de Franca.
Justificativa
Mônica Carrijo e José Afonso Carrijo, mãe e filho, lutadores de taekwondo, começaram a lutar juntos há 12 anos, em 2012, e já alcançaram a faixa preta da modalidade, que representa o nível mais alto de domínio.
O taekwondo, além de ser uma modalidade esportiva, é uma arte marcial que promove disciplina, respeito e autoconfiança entre seus praticantes.
A policial civil Mônica Carrijo e seu filho, José Afonso Carrijo, entraram em cena neste fim de semana em busca das medalhas do taekwondo, representando a cidade de Franca nos Jogos Regionais, que acontecem em Sertãozinho.
Mônica Carrijo obteve a medalha de prata, ficando atrás apenas de uma adversária, enquanto o estudante de Direito, José Afonso Carrijo, conquistou a medalha de bronze. O time de taekwondo de Franca teve um desempenho notável, somando dez medalhas de ouro, 11 de prata e duas de bronze, conquistando, pela oitava vez, o título do taekwondo nos jogos.
Diante do exposto, requeiro, na forma regimental, que seja consignada nos anais desta Casa a presente Moção de Aplausos à policial civil Mônica Carrijo e seu filho, José Afonso Carrijo, pelo excepecional atuação no taekwondo e pela busca incansável pelas medalhas, representando com dignidade e orgulho nossa cidade de Franca nos Jogos Regionais de Sertãozinho.
Câmara parabeniza diretor do Denteir-3 e delegados da Seccional de Franca
Também do parlamentar Daniel Bassi (PSD) foi aprovada a Moção de Aplausos 59/2024 à Polícia Civil, pela determinação e excelência no desempenho de suas funções para a manutenção da ordem e segurança pública, ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior - 3 (D-Inter-3), na pessoa do Dr. Jorge Cury, à Seccional de Franca, na pessoa do Dr. Wanir José da Silveira Jr., e à DISE - Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Franca, na pessoa do Dr. Alan Bazalha.
Justificativa
A Câmara Municipal de Franca, Estado de São Paulo, vem por meio desta moção expressar seus mais sinceros aplausos e congratulações à Polícia Civil. A Polícia Civil é uma instituição de extrema importância para a segurança e bem-estar de nossa comunidade.
Seus dedicados profissionais têm demonstrado um compromisso exemplar com o cumprimento da lei, a promoção da justiça e a preservação da ordem pública em nossa cidade.
Considerando que a Polícia Civil de Franca, por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), realizou a maior apreensão de drogas na história do município, totalizando uma tonelada, 142 quilos e 895 gramas de entorpecentes, além da prisão de três indivíduos envolvidos na operação;
Considerando que esta apreensão significativa revela a importância estratégica da cidade de Franca para organizações criminosas que utilizam o município como ponto tático para o repasse de drogas oriundas do Paraguai e da Colômbia;
Considerando que, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, mais de 707 toneladas de drogas foram apreendidas nas principais BRs somente no ano passado, demonstrando a magnitude e a complexidade do combate ao tráfico de entorpecentes no Brasil;
Considerando o trabalho de excelência realizado pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior - 3 (D-Inter-3), na pessoa do Dr. Jorge Cury, pela Seccional de Franca, na pessoa do Dr. Wanir José da Silveira Jr., e pela DISE, na pessoa do Dr. Alan Bazalha; Requeiro, na forma regimental, após ouvido o Plenário, que fique constando nos anais desta Casa de Leis, Moção de Aplausos à Polícia Civil de Franca, pela brilhante e exemplar operação que culminou na maior apreensão de drogas da história do município, bem como pela contínua dedicação e eficiência no combate ao tráfico de entorpecentes.
Que desta Moção de Aplausos, dê-se ciência ao Dr. Jorge Cury, Dr. Wanir José da Silveira Jr., Dr. Alan Bazalha e a todos os agentes envolvidos na operação, como forma de reconhecimento e gratidão por seus serviços prestados à segurança e à ordem pública em nossa cidade.
Reconhecemos e valorizamos a coragem, a determinação e a competência demonstradas pelos policiais civis, parabenizando-os pela excelência no desempenho de suas funções. Seus esforços e conquistas refletem o compromisso com a justiça e o bem-estar da sociedade, tornando nossa cidade um lugar mais seguro e harmonioso para todos.
Desta forma, a Câmara Municipal de Franca manifesta seu mais profundo respeito e reconhecimento à corporação, como forma de incentivar e valorizar seus esforços no cumprimento do dever e na manutenção da paz e da segurança em nosso município.
Que os policiais civis continuem a desempenhar suas funções com dedicação, integridade e profissionalismo, sempre em busca da justiça e da paz em nossa cidade.
Câmara parabeniza organizadores e voluntários pela 3ª Caminhada Setembro Amarelo – Todos pela Vida
E de autoria do vereador Claudinei da Rocha (MDB) foi aprovada a Moção de Aplausos 72/2024 à munícipe Ednéa Priscila Marques da Silva e à Guina Academia pela realização da 3ª Caminhada Setembro Amarelo – Todos pela Vida.
Justificativa
O evento foi realizado no último domingo, 29 de setembro de 2024, e contou com a comparecimento de aproximadamente 200 pessoas que caminharam por um percurso iniciado no Jardim Aeroporto 1 até a avenida Jaime Telline, onde puderam participar de diversas atividades como treinamento funcional, ginástica aeróbica, café da manhã e sorteio de brindes.
Em 2022, Ednéa, juntamente com a equipe da Guina Academia, decidiram realizar a 1ª Caminhada Setembro Amarelo - Exercício Físico no Combate à Depressão, realizada com grupo de alunos das aulas de treinamento funcional e contou com a participação de aproximadamente 35 pessoas.
Em 2023, novamente o evento foi realizado, desta vez com cerca de 150 pessoas.
A depressão é considerada a doença do século, situação que pode ser constatada pelo crescente número de suicídios, sobretudo após o período da pandemia de Covid-19. É uma doença que acomete homens, mulheres, jovens e adolescentes.
A prática de exercícios físicos demonstrou ser uma grande aliada no combate à enfermidade. Através de atividades como musculação e treinamento funcional muitas pessoas conseguiram melhorar a situação na qual se encontravam.
Diante do exposto, a Câmara Municipal de Franca, através da presente Moção de Aplausos, parabeniza a munícipe Ednéa Priscila Da Silva e a Guina Academia pela realização da 3ª Caminhada Setembro Amarelo – Todos pela Vida, solicitando o envio de cópia da presente à homenageada.
Tribuna
Em fala na Tribuna, Ednéa Priscila Marques da Silva agradeceu aos vereadores e destacou a importância das ações da campanha Setembro Amarelo.
‘Hoje em dia a depressão é considerada a doença do século e nós temos o exercício físico para estar nos auxiliando no combate a depressão. A depressão afeta o psicológico das pessoas, onde os hormônios da felicidade estão abaixo do normal e a prática de atividade física faz com que esses hormônios aumentem a produção. E aumentando a produção, aumenta a sensação de bem estar e a pessoa começa a se sentir melhor’ disse.
‘Nós começamos esse projeto em 2022 no pós-pandemia de Covid onde nós observamos que entre nossos alunos era muito grande a procura por exercício físico por conta de depressão, síndrome do pânico, crises de ansiedade, então, nós resolvemos fazer esse movimento inicialmente com alunos no treinamento funcional com grupo pequeno e pedimos a eles que convidassem as pessoas que estavam sofrendo com transtornos psicológicos’ acrescentou.
Ednéa disse ‘realizamos a primeira caminhada bem simples com aproximadamente 35 pessoas e em 2022 fomos surpreendidos, conseguimos patrocínio, fizemos café da manhã, uma caminhada com trio elétrico e reunimos em torno de 150 pessoas’
‘E esse ano graças a Deus e com apoio de vários patrocinadores porque não é fácil realizar o evento onde todos que participam é tudo gratuito. Reunimos mais de 200 pessoas esse ano e a nossa intenção é ajudar cada vez mais pessoas’ concluiu.
Vereadores
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) comentou ‘é um evento motivacional usando o Setembro Amarelo para despertar a comunidade e a sociedade em relação ao exercício físico’
Claudinei da Rocha destaca importância e parabeniza professores
Em suas considerações finais na 37ª Sessão Ordinária o vereador Claudinei da Rocha (MDB) parabenizou os educadores pela comemoração do Dia do Professor.
‘A gente convive com eles em vários trabalhos sociais onde sou voluntário e a gente vê a importância desses professores na formação das crianças e dos adolescentes. Quero deixar meus parabéns para todos professores’ destacou.
Claudinei acrescentou ‘aproveitando que ano passado nesse mesmo dia eu falava em Plenário do nascimento do meu primeiro neto Martin e que jamais esqueceria dos professores porque ele nasceu nesse dia’
‘Quero também deixar registrado meus parabéns ao meu neto Martin pelo primeiro ano de vida’ concluiu.
Bassi destaca destinação de recursos para compra de aparelhos auditivos
O vereador Daniel Bassi (MDB) em suas considerações finais na 37ª Sessão Ordinária comentou sobre a destinação de emenda impositiva R$ 240 mil para aquisição de aparelhos auditivos.
‘Estivemos com a Secretaria de Saúde Waléria Mascarenhas e ela já está fazendo a triagem, a gente sabe que a fila é muito grande e a gente vai conseguir reduzir em até 200 pessoas essa fila que é de quase 1 mil, ou seja, 20% dessa fila a gente vai contribuir com os aparelhos auditivos’ destacou.