Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 1 de outubro, para discussão e votações de projetos na 35ª Sessão Ordinária.
No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.
No período da tarde a partir das 14h, serão debatidas propostas analisadas nas Comissões e aquelas incluídas em regime de urgência.
O prédio da Casa de Leis está em reformas e as sessões oficiais do Legislativo continuam sendo realizadas no Auditório do Uni-Facef com entrada pela Avenida Ismael Alonso e Alonso, 2400, Bairro São José.
Proposta para Dia Municipal de Conscientização da Apraxia será votada na Câmara
Será votado o Projeto de Lei nº 41/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Franca o “Dia Municipal de Conscientização da Apraxia de fala na infância”, e dá outras providências.
No dia 14 de maio, é celebrado o Dia da Conscientização pela Apraxia de Fala na Infância nos Estados Unidos, Canadá e em diversos países do mundo.
Em 2016, inspirado nesse movimento, um grupo de pais de crianças portadoras desse transtorno motor de fala fundaram a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA – ABRAPRAXIA, que tinha como missão a divulgação do diagnóstico de apraxia de fala na infância no Brasil.
A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala, que atinge uma ou duas a cada mil crianças. A criança tem ideia do que quer comunicar, mas parece “não saber o que fazer” com sua boca.
Seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases. Essas crianças compreendem bem a linguagem, mas falar é um grande desafio.
Os autores da proposta Daniel Bassi (PSD) e Donizete da Farmácia (MDB) argumentam ‘É fundamental que os pais estejam cientes dos sinais precoces desse transtorno para que possam buscar o tratamento adequado o mais cedo possível’
‘A existência deste dia de conscientização proporcionará uma oportunidade para a divulgação das atividades da Abrapaxia, que desempenha um papel fundamental na disseminação de informações e no apoio às famílias afetadas por esse transtorno. Com a devida informação e divulgação dos sintomas, a identificação do diagnóstico acontece mais rápido, e com isso o tratamento precoce ocorre. Vale ressaltar, que há uma diversidade de características envolvidas nos quadros de Apraxia de fala na Infância, variando de criança para criança. Alguns desses aspectos, são observados em crianças com outros tipos de transtornos que afetam a aquisição dos sons, o que torna o diagnóstico da AFI diferente e desafiador’ defendem os parlamentares.
Projetos que dão nomes de ruas, nova UBS e creche serão votados na Câmara
Ainda serão votados o Projeto de Lei 64/2024 de autoria do vereador Daniel Bassi (PSD) que denomina Iolanda Giolo Moreira a creche escola a ser construída no bairro Samel Park e dá outras providências.
De autoria do presidente do Legislativo vereador Della Motta (Podemos) será votado o Projeto de Lei 93/2024 que denomina Jovelina Maria da Silva Oliveira a Rua 09 do loteamento Jardim Monte Carlo de Franca e dá outras providências. E o Projeto de Lei 97/2024 que denomina Sargento PM Gustavo Orlandini Rozin a Rua 12 do loteamento Paragon de Franca e dá outras providências.
Do vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) será votado o Projeto de Lei 98/2024 que denomina Hélio Osório Feliciano Filho a Rua 11, localizada no Jardim Maria Luiza, e dá outras providências.
E do vereador Donizete da Farmácia (MDB) o Projeto de Lei 104/2024 que denomina “Mário Bassi” a Unidade Básica de Saúde (UBS) a ser construída no loteamento Residencial Peres Elias.
Moções de aplausos passam por votação na 35ª Sessão Ordinária
De autoria do presidente da Casa de Leis vereador Della Motta (Podemos) será votado o a Moção de Aplausos 69/2024 ao proprietário da empresa Arantes Assessoria Empresarial Ltda, Gléuder Marqueti Arantes, pela iniciativa de se tornar parceiro da Prefeitura Municipal no Programa 'Empresa Amiga da Economia Solidária’, biênio 2023-2024.
E ainda de autoria do vereador Daniel Bassi (PSD) a Moção de Aplausos 70/2024 ao rapper francano Preto Cria, em reconhecimento ao prêmio recebido no Festival Cereja, em Portugal, pela obra “Toda Tempestade Vira Lição”.